A Triumph Tiger 1200 é uma motocicleta de aventura que combina desempenho, capacidade off-road e muito conforto. Vamos explorar a nova versão 2024 que acaba de chegar ao Brasil, suas especificações técnicas e as melhorias que chegaram para ampliar a experiência de pilotagem dessa máquina impressionante.
A Tiger 1200 é dividida de duas maneiras. São dois modelos ‘GT’ com rodas de liga leve, 19″ na dianteira e 18″ na traseira, e dois modelos ‘Rally’ com rodas raiadas com aro de alumínio em um combo com aro dianteiro de 21″ e traseiro de 18″.
Cada variante pode ser usada na forma ‘Pro’ ou ‘Explorer’, sendo a Explorer equipada com um tanque de combustível maior de 30 litros, em vez do tanque de 20 litros da Pro, bem como bancos aquecidos de série. Todas as versões tem cinco modos de pilotagem, mas as Rally contam ainda com o modo Off-Road Pro, que desativa totalmente o controle de tração e o ABS da roda traseira.
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Apenas para o Brasil chega uma exclusiva versão Rally Black Edition, que tem o preço mais em conta de toda a família. A Tiger 1200 custa a partir de R$88.990 na versão Black Edition, R$ 93.990 a GT Pro, R$ 107.990 a Rally Pro, R$ 115.490 a GT Explorer e R$ 122.490 a Rally Explorer.
Especificações técnicas
- Motorização: A linha Tiger 1200 ainda apresenta o famoso motor de três cilindros em linha, com 1.160 cm³. O virabrequim em formato de “T” ( T-plane) proporciona uma resposta suave e imediata, e passou por pequenos ajustes para otimizar a entrega.
- Atualizações no Motor: O virabrequim e seu balanceador, além do rotor do alternador, foram ajustados para aumentar a inércia do motor, resultando em uma entrega de torque mais suave em baixas rotações. A embreagem atualizada proporciona engates mais suaves na primeira marcha. A transmissão final é por eixo cardã com grande capacidade e robustez para enfrentar quaisquer desafios.
- Potência e Torque: O motor entrega 150 cv de potência a 9.000 rpm e 13,1 kgf.m de torque a 7.000 rpm. A configuração de disparo irregular (1-3-2) oferece um caráter de condução versátil. Para os pesos das máquinas, começando agora com a GT Pro com 245 kg, incluindo combustível, subindo para 249 kg para a Rally Pro, 255 kg para a GT Explorer e 261 kg para a Rally Explorer, a relação peso potência de 1,6 kg para cada cavalo fica bastante interessante.
- Freios e Suspensão: Os modelos Tiger 1200 Explorer ainda contam com os excelentes componentes de freio Brembo Stylema, suspensão semi-ativa Showa com modos On-Road e Off-Road sintonizados com o controle de tração e o ABS para curvas.
- Altura do Assento Reduzida: Todas os cinco modelos da Tiger 1200 recebem a suspensão premium Showa semi-ativa, que continuamente se ajusta para uma melhor pilotagem, além da Redução Ativa de Pré-carga, uma nova redução de pré-carga ativa desenvolvida para reduzir a pré-carga da suspensão traseira à medida que a Tiger 1200 desacelera, permitindo que a altura do assento seja reduzida em 20 mm nas paradas.
Tecnologia focada no piloto
No lado do conforto há manoplas aquecidas e um quickshifter para cima e para baixo, também padrão para todas as versões da Tiger 1200. Um cavalete central, luzes de curva adaptativas, luzes auxiliares de LED, ignição e tampa de combustível sem chave, controle de cruzeiro e controle de imobilização completam o pacote de sofisticação dessa máquina topo de linha.
Além disso, as variantes Explorer ganham monitoramento de pressão dos pneus de série, além de bancos aquecidos e radar traseiro com detecção de ponto cego. A bordo, você tem um painel TFT de 7 polegadas completo de informações da máquina e de rodagem, e com conectividade de telefone de série.
Em resumo, a Triumph Tiger 1200 de 2024 continua a ser uma excelente escolha para os amantes de aventura e viagens longas e que não abrem mão de um desempenho excepcional para ampliar o prazer e a satisfação ao pilotar.