A Triumph apresentou nesta semana na Europa a nova Speed Twin 1200, que chega para deixar o line-up de Clássicas Modernas da Casa de Hinckley ainda mais diversificado. O modelo, antecipado em vídeos teasers lançados pela marca, e até antes, em fichas de homologação de novos modelos para o mercado norte-americano, seria mostrado no mês passado durante o EICMA, o Salão de Milão. Mas, a Triumph optou por concentrar as atenções do público na nova Scrambler 1200 e nas duas edições especiais de aniversário da Bonneville T120.
Releitura da Speed Twin de 1938, a naked reúne o visual da Street Twin de 900 cm³ – como já era esperado – com o motor retrabalhado da família de 1 200 cm³ que equipa a Thruxton R. O resultado desse cruzamento é uma moto que promete entregar um pouco mais de adrenalina e potência que uma Street Twin, mais estilo e dinamismo do que a Bonnie e que não exige do piloto uma postura tão agressiva ao guidão quanto a café racer, além de ser 10 kg mais leve do que ela.
Veja também:
Nova Triumph Speed Twin está a caminho
Novas edições da Bonneville resumem a Triumph no EICMA 2018
Triumph revela nova Scrambler 1200 em duas versões
O motor é o bicilíndrico paralelo de 1 200 cm³ e arrefecimento líquido, capaz de gerar até 97 cv de potência a 6 750 rpm e torque de 11,4 kgf.m em 4 950 giros. O câmbio é de seis marchas e o conjunto de freio dianteiro é composto por dois discos de 305 mm e pinças de quatro pistões, assinados pela grife Brembo, que atua em conjunto com o disco único de 220 mm na traseira, mordido por pinça Nissin de dois pistões. O ABS está presente nas duas rodas.
A nova Speed Twin ainda leva outra assinatura das clássicas mais recentes da Triumph: eletrônica embarcada. Com três modos de pilotagem, a moto conta com controle de tração desligável e iluminação completa em LED. Também está presente uma tomada USB para recarregar dispositivos, como o smartphone, e dispositivo antifurto.
O preço, entretanto, é algo que ainda vamos demorar um pouco para saber. A Triumph prometeu divulga-lo apenas na segunda quinzena de janeiro de 2019. Mas, já podemos dizer que ela deverá ficar posicionada entre os dois modelos dos quais deriva: a nova Street Twin e a Thruxton R, custando algo entre 8 100 libras (mais de R$ 40 400) e 12 400 libras (quase R$ 62 mil), portanto.