Inegavelmente, o modelo V-Strom tem recebido uma atenção especial da Suzuki nos últimos tempos. Dessa vez, a marca japonesa atualizou a versão V-Strom 1050 com a criação de duas novas opções que vão substituir as atuais 1050 e 1050 XT, passando a se chamar V-Strom 1050 e V-Strom 1050 DE (Desert Express).
Aqui na MOTOCICLISMO você já acompanhou as movimentações em relação à V-Strom 700, que foi flagrada em testes na Europa. Se você perdeu, clique aqui para conferir tudo que sabemos até o momento sobre a máquina.
Duas novas versões para a Suzuki V-Strom 1050
Antes de mais nada, as duas versões serão destinadas aos motociclistas aventureiros que gostam de percorrer grandes distâncias. Dessa forma, a nova Suzuki V-Strom 1050 mantêm todas as qualidades anteriores, às quais foram acrescentadas funcionalidades para aumentar o prazer na condução e o conforto do piloto e do garupa.
Do mesmo modo, a 1050 DE apresenta agora um conjunto de características pensadas especialmente para aumentar a capacidades no fora de estrada. Em primeiro lugar, a nova roda dianteira raiada de 21 polegadas e a distância entre eixos conferem maior controle em superfícies não pavimentadas.
Nesse sentido, a V-Strom 1050 DE conta ainda com um maior curso da suspensão traseira e da dianteira, guidão e apoios de pés mais largos, assim como a proteção de cárter feita de alumínio.
Fora a geometria e ergonomia do quadro e ciclística revistas, a DE terá dois modos de ABS, com a possibilidade de desligar o ABS traseiro, bem como uma configuração adicional de controle de tração off-road.
Mais detalhes da máquina
Para 2023, a nova V-Strom 1050 DE e a V-Strom 1050 convencional apresentam um novo painel TFT colorido e um Quick Shift bidirecional, além de um conjunto de recursos eletrônicos que incluem, entre outros aspectos, uma IMU de seis eixos, o ABS sensível ao ângulo inclinado com dois modos, controle dependente da inclinação e de carga, assistência para planos inclinados Hill Hold, controle de cruzeiro, 3 modos de potência e 3 configurações de controle de tração.
Em relação ao motor V-twin a 90 graus de 1037 cm³ foram mantidas suas características nas duas opções. Configurado para o protocolo de emissões Euro 5, o coração da motocicleta gera uma potência máxima de 105.9 cv a 8500 rpm, e um torque máximo de de 10 kgf.m a 6000 rpm.
Este nível de performance associado a caixa de 6 velocidades com Quick Shifter deve assegurar bons momentos na estrada ou em trajetos off-road. O peso anunciado pelo fabricante é de 242 kg para a V-Strom 1050, e de 252 kg para a V-Strom 1050 DE. A irmã V-Strom 1050 DE vai estar disponível em 3 cores e a V-Strom 1050 em 4, e o preço será revelado em breve.
E você, gostou dessa nova trail da Suzuki? Será que ela teria potencial para disputar o mercado com as concorrentes que já circulam aqui no Brasil? Deixe sua mensagem aqui nos comentários!
E as novas V-Strom virão para o Brasil?
Ambas as versões da Suzuki V-Strom estarão disponíveis no início de 2023, com a versão DE chegando primeiro ao mercado internacional. Segundo a J.Toledo, representante da marca de Hamamatsu no Brasil, elas estão previstas para desembarcarem por aqui no meio do ano que vem. Vamos aguardar!