Resultado de um desenvolvimento inovador, a primeira moto do mundo totalmente construída em titânio é uma Ransom, feita em Nova Jersey (EUA) e já está quase pronta. Além disso, ela será movida por um motor com 200 cv da Suzuki Hayabusa.
O titânio é um material nobre, normalmente empregue na produção de escapes, mas raramente usado no desenvolvimento de uma motocicleta.
Este projeto que apresenta um motor da Suzuki Hayabusa envolto numa estrutura de titânio é de tirar o fôlego, e envolve o braço oscilante, escape, subquadro e carenagem, foi liderado por W. Robert Ransom, customizador americano.
LEIA MAIS:
Detalhes da Ransom
O titânio, conhecido pelas suas propriedades de leveza e robustez, torna-se um material ideal para diversas aplicações. Sua resistência supera a do alumínio, pesando apenas 60% mais, e além disso, quando exposto a altas temperaturas, oxida em cores cativantes e permanentes, tornando-o altamente desejável para escapes de motos.
No entanto, a adoção do titânio na construção de motocicletas tem sido limitada devido ao seu alto custo e dificuldade de trabalho. A reatividade do metal a temperaturas altas traz dificuldades durante a soldagem, pois forma facilmente compostos quebradiços quando exposto ao ar ambiente.
Do mesmo modo, a elasticidade natural do titânio em forma de folha requer um esforço extra para moldá-lo em designs intrincados, como os necessários para um veículo de duas rodas.
E tem mais…
Apesar desses desafios, o customizador fez de tudo para responder ao pedido de um cliente, o qual lhe passou uma tarefa ambiciosa de criar uma moto totalmente em titânio.
Conforme já citamos, o coração desta máquina é um motor Suzuki Hayabusa modificado de segunda geração, com cerca de 200 cv. Quase todos os componentes, incluindo o quadro tubular curvo e o braço oscilante rígido inspirado nos designs da MotoGP, foram meticulosamente trabalhados em titânio.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
O braço oscilante, ligeiramente estendido e projetado para um melhor desempenho nas curvas, também é construído com tubos curvilíneos de titânio.
E aí, curtiu este trabalho? Deixe seu comentário aqui pra gente!