O ex-piloto italiano de motocross e freestyle, Alvaro Dal Farro, encontrou uma nova forama de se divertir em duas rodas. Ele resolveu imprimir boa parte de sua própria moto, uma Kawasaki KX 450, em uma impressora 3D e o resultado é de tirar o fôlego.
O projeto, conduzido em parceria com o estúdio Codoro e a Skorpion Engeneering, foi batizado de 3D Core, lembrando que a palavra “core” vem de coração, em italiano e tem a ver com a paixão do piloto pelas motos. “Eu sempre me pergunto o porquê da moto continuar a ser o centro da minha vida. Mesmo ela quase me matando, eu ainda a amo”.
Veja também:
BMW mostra chassi de S 1000 RR feito em impressora 3D
Motociclista faz peça de moto antiga em impressora 3D
BMW revela R 1200 GS que anda sozinha
“A 3D Core se origina desse amor profundo e de que tudo ganha vida graças ao coração e, nesse caso, pelo uso de técnicas de construção pouco usuais”, comenta ele. Até mesmo as partes azuis e vermelhas da moto são uma alusão às veias e artérias do corpo, enquanto o motor faz o papel do coração.
“O vermelho do coração e das veias e o azul das artérias, que alimentam nosso corpo são o que nos permite viver. Já o coração é o motor de toda a vida”, finaliza Dal Farra. Poesias à parte, a concepção do modelo é algo digno de aplauso. Tirando o garfo, o quadro e o motor, todo o restante é feito por impressora 3D. Incluindo o tanque, os para-lamas, os protetores de bengala e até a balança. Tudo em plástico de alta resistência. .
O modelo da Kawasaki é uma prova do que é possível conseguir com as impressoras 3D atualmente. E como o processo pode ser útil para o motociclismo como um todo. Afinal, em um futuro próximo será possível imprimir peças de reposição e até modelos inteiros com custo reduzido, basta ter em mãos o equipamento e o diagrama certos.