A BMW realizou nesta semana na Espanha, o Digital Day, congresso interno onde diversas áreas da companhia se reuniram para mostrar o quanto eles ainda podem crescer em termos de tecnologia para meios de comunicação e até processos fabris no futuro. Entre as diversas ideias apresentadas, uma que está chamando a atenção de todo mundo é um chassi e balança fetos para a S 1000 RR em impressora 3D. A peça mostrada ainda trazia as rodas, todo o conjunto de suspensão dianteiro e traseiro além do motor tetracilíndrico em linha de 999 cm³, para mostrar a durabilidade do conjunto.
De construção parecida com as estruturas em treliça, o quadro e a balança trazem as formas orgânicas características desse tipo de processo e mostram que os processos de fabricação não param de evoluir. A marca não revelou mais detalhes como o tempo estimado de produção ou mesmo o material que foi empregado. E, ao que tudo indica, ainda é cedo para pensar em utilizar o processo como padrão, mas a BMW mostra que isso pode se tornar realidade em breve. Outro exemplo de aplicação para as impressoras 3D pode ser o de peças para reposição, como fez um motociclista do Reino Unido, ao ver que algumas peças de sua Suzuki já não eram mais fáceis deachar no mercado.
No Digital Day, a BMW ainda discutiu soluções para deixar seus veículos mais seguros utilizando padrões de conectividade que estão para se torna populares, como o 5G e que vão servir para comunicar acidentes e problemas de via em tempo real para motoristas ou pilotos. A marca alemã estima que esse sistema já será disponibilizado em seus veículos em 2019 e logo deveremos ter detalhes de como funcionará nas motos.