Para quem gosta de bikes elétricas e ciclomotores, esta publicação é bem interessante! Leve, ágil, minimalista e com um design atemporal, o ciclomotor PF40 foi produzido pela holandesa Eysing, mas desenhado na Pininfarina.
A nova PF40 junta-se à família dos ciclomotores elétricos Pioneers, distinguindo-se pelo estilo e preço. O motor do cubo da roda de 2 kW é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 48 V para um alcance de 100 km.
Desenhado (e não é por acaso) pelo estúdio Pininfarina, conforme citamos anteriormente, este novo ciclomotor elétrico é um veículo que se adapta muito bem aos trajetos urbanos.
Detalhes da PF40 Pininfarina
A saber, o ponto de partida para a construção foi o Pioneers, um ciclomotor já presente na tabela de preços da Eysing e oferecido em quatro versões com velocidades de 25 km/h a 45 km/h, trajado no PF40 com linhas mais sofisticadas.
O motor elétrico alojado no cubo da roda traseira com potência de 2 kW é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 48V com capacidade de 35 Ah. A autonomia declarada é de 100 km, com tempos de recarga de 8 ou 4 horas com o carregador rápido.
Em resumo, é o suficiente para rodar na cidade sem preocupações, mas não permite deslocações mais demoradas. Na prática, trata-se dos atributos habituais de um convencional ciclomotor com motor térmico. Existem duas opções com velocidades de 25 ou 45 km/h.
Mais elementos…
Inegavelmente, é um veículo ágil e esguio com a estrutura de aço, além de um elemento essencial para o design do ciclomotor: as rodas são calçadas com pneus 26 polegadas. A surpresa maior está no peso: somente 60kg.
O que cresceu, pelo menos se comparado aos outros quatro Pioneers da família é o preço. Nesse sentido, esse salto foi justificado pela assinatura da Pininfarina: 13.780 euros mais IVA, cerca de R$ 78.100 em conversão direta. Estilo e classe têm o seu preço.
E você, teria coragem de desembolsar essa bagatela por um ciclomotor elétrico? Deixe sua opinião nos comentários!