A Honda depois de lançar a NC 750X, apresentou a nova CB 1000R, que ganhou pequenas mudanças estéticas como novo farol, painel em TFT e rodas de design mais agressivo. Chega também a apimentada versão Black Edition.
Mudanças no design
A simples vista a “cebezona” pode parecer igual para os mais desavisados, mas algumas mudanças marcam visivelmente a nova geração da Honda CB 1000R.
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A mais notável é a do farol, que mantém a assinatura do modelo, mas agora com seu halo em LED terminando sob o belo painel, agora em TFT de cinco polegadas e com sistema de sincronização com celular, batizado de Honda Road Sync.
Outras mudanças ficaram por conta das laterais sob o banco da moto, que agora estão um pouco menores, assim como as capas protetoras do radiador em alumínio escovado. O sub-chassi mudou de cor, agora é prateado (antes era preto) e as rodas ganharam mais raios e estão com design mais agressivo e moderno.
Sob o assento, agora os engenheiros da Honda instalaram um porta-documentos com chave, uma tomada USB, e também alças para fixação da bagagem.
Virtudes mantidas na Honda CB 1000R
A CB 1000R manteve boa parte de seus componentes mecânicos como o chassi tipo diamond em aço e a balança monobraço a qual tem acoplado o amortecedor regulável na pré-carga da mola e no retorno hidráulico.
Na dianteira as bengalas também continuam sendo as Showa SFF–BP (Showa – Separate Function Big Piston Forks) as quais tem as funções de mola na bengala direita e na esquerda as regulagens de compressão e retorno hidráulicos.
Motor um pouco mais potente
Embora o motor seja o mesmo da versão anterior, as mudanças feitas no sistema de escapamento, com um catalisador mais moderno, com maior contra-pressão e mais livre em rotações mais altas, obrigou os engenheiros a rever o sistema de admissão e a eletrônica da moto.
Em consequência dessas mudanças ela ganhou 1,4 cv, agora seu quatro cilindros em linha geram 142,8 cv a 10.500 rpm e 10,2 kgf.m (não foi alterado) de torque máximo, porém o seu pico foi “empurrado” 250 rpm mais para cima, a 8.250 rpm.
Eletrônica
A eletrônica da moto tem quatro modos de pilotagem (Sport, Standard, Rain e User) que atuam nos parâmetros de potência, controle de tração e freio-motor, no modo User é possível definir esses parâmetros separadamente de acordo com o gosto do piloto.
O painel de cinco polegadas é em TFT colorido e tema função blackout (fundo preto) para maior contraste em seu layout. Ele tem a tecnologia batizada de Honda Smartphone Voice Control System (HSVCS), que permite pareamento com celular e assim utilizar direcionamento via GPS, atender chamadas e escutar música. Ele só vai depender de um fone/microfone bluetooth para funcionar.
A Honda CB 1000R vai ter duas opções de cores, prateada e vermelha e seu preço será de R$ 69.000 (mais frete).
Versão Black Edition da Honda CB 1000R
A versão Black Edition, além da cor que lhe empresta o nome, tem alguns acessórios a mais como capa do painel de alumínio escovado preto, capa tipo monoposto para o banco do garupa, tubos internos das bengalas também escuros e assistente de troca de marcha quickshifter.
Segundo a Honda, todos esses acessórios da versão Balck Edition não serão vendidos separadamente. O preço sugerido para a CB 1000R Black Edition é de R$ 76.750 (mais frete) e a data provável de chegada do modelo às concessionárias é meados de março.
Agora temos que esperar nossa vez de acelerar a CB 1000R, esperamos que seja em breve!