Embora o segmento custom não seja o principal foco de produção da Moto Morini ao longo de sua história, a empresa italiana acaba de apresentar a nova Calibro, uma moto que chega para se juntar ao line-up da já conhecida Excalibur, que tem versões de 350 e 500 cm³ e está presente no mercado desde 1986.
No entanto, este novo modelo se adapta aos novos tempos desta modalidade, abandonando o estilo “Chopper” dos seus antepassados para se integrar à nova tendência com motocicletas mais dimensões menores, como a Honda Rebel ou a Kawasaki Vulcan.
LEIA MAIS:
Motor conhecido
O motor Moto Morini é muito semelhante ao da Kawasaki Vulcan, sendo um bicilíndrico em linha de 650 cm³ que equipa suas irmãs, mas ao qual foram feitas uma série de mudanças para adaptá-lo à sua nova função.
A mais óbvia é a mudança na transmissão secundária, que passa da corrente para a correia dentada. Junto a isso, foram feitos trabalhos na eletrônica para obter uma maior resposta em velocidades médias e mudanças estéticas foram realizadas no exterior, com cabeçotes aletados e novas tampas, além da presença de escapamento baixo e a troca do radiador, para escondê-lo entre as vigas do chassi.
Uma Moto Morini com chassi baixo
O chassis multitubular é completamente novo, com dimensões que criam uma moto mais baixa e comprida, com a parte traseira a uma altura muito reduzida como é habitual neste segmento.
Ainda é um multitubular de aço com motor está suspenso, ao qual se acrescenta um braço oscilante de aço de seção oval muito longo, embora a distância entre eixos ainda seja muito contida, abaixo de 1.500 mm.
As suspensões são totalmente convencionais, garfo de 41 mm com curso longo de 140 mm e amortecedor duplo que oferece curso de roda de 110 mm, maior que o comum utilizado neste tipo de motocicleta. Os freios são J.Juan. com disco de 320 mm na dianteira e disco de 255 mm na traseira.
Várias posições
Com o assento localizado a apenas 730 mm do solo e o guidão mais alto, a posição de pilotagem é muito relaxada, mas também pode ser modificada, já que foram propostas duas possibilidades de fixação dos pedais, seja para a frente ou localizado em uma posição mais central, para os quais foram fornecidas âncoras nos tubos inferiores do suporte do chassi.
As rodas são de 18 polegadas na dianteira e 16 na traseira, com pneus largos medindo 130/70 e 180/65. O equipamento dispõe de tanque metálico de 15 litros, iluminação full LED, painel de instrumentos analógico combinado com display digital, selim com costura que pode ser coberto com capa que esconde o banco do passageiro e uma série de acessórios para personalizá-lo.
Será que a Moto Morini Calibro vai fazer sucesso no mercado? É o que veremos muito em breve!