Card image
Notícias

KTM patenteia mola de lâmina para motos off-road

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/04/2023
  • Por: Guilheme Derrico

A KTM continua se movimentando e indo atrás de inovações para potencializar as suas motos. Nesse sentido, as molas de lâmina são soluções usadas em motocicletas de motocross para amortecer o braço oscilante.

O recurso foi muito usado principalmente a partir da década de 1920, antes que a mola helicoidal assumisse o controle e fosse mais prática e funcional.

No setor de off-road, porém, essa alternativa continua ativa, pois economiza peso e espaço. Entretanto, a desvantagem é que requer 3 pontos fixos no quadro e a distância entre eles determina a deflexão da mola.

LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:

Detalhes da inovação KTM

Dessa forma, a KTM patenteou agora uma mola de lâmina feita de plástico reforçado e fibra de vidro, projetada para ter apenas dois pontos de fixação. Este mecanismo é posicionado verticalmente atrás do motor, economizando muito espaço.

A mola de lâmina está ligada ao quadro na parte superior e inferior por duas articulações que determinam a resposta da suspensão, assim como sua rigidez e progressividade.

PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI E SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS

Finalizando

Para ajustar a pré-carga encontramos um ajustador rosqueado na articulação superior, enquanto um amortecedor é fornecido para a resposta hidráulica.

Observando os esquemas anexos ao pedido de patente, a solução é muito simples e com dimensões reduzidas em relação a uma suspensão tradicional.

Isso deixa mais espaço atrás do motor, permitindo que o sistema de escape ou a caixa de ar sejam colocados de maneiras diferentes.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Uma movimentação que pode ajudar no desempenho das motos KTM e também na segurança dos pilotos. Por enquanto, é o que temos sobre o assunto. Quando surgirem mais informações, indicaremos por aqui.

E você, gostou desta novidade? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado

Comentários

[Fancy_Facebook_Comments_Pro language="pt_BR"]