KTM 990 Duke, a evolução de uma saga radical
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KTM 990 Duke, a evolução de uma saga radical

7 Minutos de leitura

  • Publicado: 14/11/2023
  • Por: Redação

A KTM 990 Duke dá continuidade ao sucesso da família Duke com motores duplos em linha que começou com a versão de 790 cm³, da qual foram vendidas mais de 25.000 unidades.

A 790 foi seguida pela 890 Duke R em 2020, uma motocicleta ainda mais esportiva pelos seus equipamentos, com motor que passou dos 105 cv originais para 121 cv, e que evoluiu com a 890 Duke GP em 2021.

Agora a marca vai um passo adiante com a chegada da KTM 990 Duke, a versão com maior cilindrada e potência de toda a série.

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Motor impulsionado

O novo motor da KTM 990 Duke atinge uma cilindrada de 947 cm³ graças às novas dimensões de 92,5 x 70,4 mm, em comparação com os 90,7 x 68,8 mm da 890 anterior, o que significa ter novos cilindros, pistões, bielas e virabrequim. Além disso, este propulsor possui válvulas com maior elevação e comando com perfis mais agressivos.

O resultado é um aumento de potência de dois cavalos para 123 cv a 9.500 rpm, com torque máximo de 10,4 kgf.m a 6.750 rpm. Tudo isso foi conseguido sem a necessidade de aumentar o tamanho da hélice, que continua a ser uma das mais compactas e leves da sua categoria.

Além do aumento de cilindrada e performance, a 990 Duke possui maior inércia interna devido ao peso dos elementos giratórios e radiador mais largo, com fluxo de ar otimizado e sistema de exaustão em aço inox totalmente redesenhado para melhor se adequar à cilindrada e design do motor, mantendo a homologação Euro5+.

Outra mudança são as novas sondas, que são mais precisas na obtenção de dados exatos dos gases de escape. O sistema de ignição os monitora e adapta a injeção para garantir os valores de emissões exigidos.

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Novo chassi e braço oscilante mais leve

O chassi da KTM 990 Duke é completamente novo em relação ao anterior. É novamente um tubular de aço que envolve o motor na parte superior e traseira, mas com diferentes níveis de rigidez. Possui 8% mais rigidez lateral, com 5% torcional para melhorar o manuseio.

Ele também apresenta uma área de montagem do braço oscilante revisada, já que os tubos continuam a descer além do suporte. O eixo do braço oscilante foi substituído por peças forjadas para melhorar a estética geral. O chassi auxiliar é uma peça de alumínio fundido com caixa de ar integrada e entrada de ar sob o assento, o que permitiu reduzir o número de peças e aumentar a resistência.

Para compensar a maior rigidez do chassi, o braço oscilante foi reduzido em 35%, o que melhora a tração, pois sua maior flexibilidade ajuda a absorver os impactos, auxiliando o amortecedor traseiro a atuar de forma mais eficaz.

Este novo braço oscilante é fabricado por fundição por gravidade em vez do anterior sistema de alta pressão, o que permite reduzir o seu peso em 1,5 kg.

Outra novidade é o suporte do selim, que é em alumínio forjado, com deslocamento de 32 mm, projetado especificamente para se adaptar à flexibilidade do garfo. Na placa superior, os grampos do guidão permitem a sua colocação em quatro posições, permitindo ajustar com precisão a configuração pessoal de cada piloto.

Suspensões WP na nova KTM 990 Duke

Como de costume, a KTM 990 Duke equipa elementos WP em suas suspensões, um garfo invertido WP Apex de cartucho aberto de 43 mm, com 140 mm de curso e com sistemas hidráulicos separados. A faixa de ajuste do sistema hidráulico foi feita para ser mais fácil de ajustar em 5 cliques, tanto para compressão na perna esquerda quanto para extensão na direita.

Atrás dele está um amortecedor monotubo WP Apex com uma nova mola linear mais leve que é adicionada a um ajuste hidráulico completamente novo. A extensão pode ser ajustada em 5 posições, enquanto a pré-carga também possui ajuste manual. O amortecedor é colocado numa posição inclinada e ancorado diretamente no braço oscilante.

E tem mais

Poucas mudanças nos equipamentos de rodas e freios. Os aros de 17 polegadas utilizam pneus Bridgestone S22 nas medidas 120/70 e 180/55. As rodas são as mesmas da KTM 1290 Super Duke adaptadas para serem usadas com braço oscilante de braço duplo.

Quanto aos freios, o dianteiro é equipado com um par de discos de 300 mm com novos suportes de disco que economizam 1 kg. As pinças radiais possuem 4 pistões acionados por uma bomba radial. Outro disco de 240 mm é montado atrás. O sistema ABS nas curvas também conta com o sistema KTM Supermoto.

Uma das mudanças mais visíveis na nova KTM 990 Duke é o farol dianteiro, que abandona a linha habitual da marca. As luzes diurnas agora estão localizadas ao longo das bordas do farol, com intensidade autoajustável com base nas condições de luz ambiente por meio de um sensor de luz integrado ao painel.

O farol baixo fica na parte central do farol e liga automaticamente ao escurecer. As luzes diurnas também reduzem a sua intensidade e funcionam como luzes de posição em condições de luz ambiente. O conjunto é feito em uma mistura de plástico e fibra de vidro, contando com o logo da KTM com efeito cromado.

Ergonomia esportiva e eletrônica adaptada

O tanque é novo: agora tem 14,5 litros e é feito de aço. Como o consumo estimado é de 4,7 l/100 km, podem ser esperados até 300 km de autonomia. O assento também é novo com um ângulo movido 2° para cima na seção para resolver o problema de deslizamento para frente.

A altura ao solo é de 825 mm. O banco do passageiro também foi aumentado 20 mm em comparação com a KTM 890 Duke para melhorar a visibilidade.

Os estribos são de borracha e as alavancas foram movidas 10 mm em direção a eles para melhor alcance. O guidão cônico de alumínio tem 760 mm de largura é ajustável em quatro posições: duas na placa de direção e outras duas girando as torres.

O sistema eletrônico da KTM 990 Duke possui 5 modos de condução: Rain, Street, Sport, Performance e Track.

Eis mais uma fera pronta para desbravar as ruas do mundo afora!

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