A Kawasaki realizou a primeira demonstração de sua moto a hidrogênio em 20 de julho. O teste foi realizado no lendário circuito de Suzuka, no Japão. O modelo foi projetado como parte de pesquisas iniciadas em 2023, com os primeiros testes realizados este ano.
Este motor é baseado no quatro em linha de 998 cm³ da Ninja H2 equipado com Supercharger, porém com as devidas adaptações para permitir a injeção direta de hidrogênio nos cilindros. O chassi da moto a hidrogênio da Kawasaki também foi adaptado para acomodar os cilindros de combustível e um sistema de abastecimento próprio.
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Segundo a fabricante, as motos com propulsor a hidrogênio produzem o ronco e a mesma sensação que os pilotos apreciam ao acelerar motocicletas à combustão, emitindo principalmente água. Durante a pilotagem, uma quantidade muito pequena de óleo do motor é queimada, resultando na geração de uma quantidade muito pequena de CO2, informa a Kawasaki.
A previsão é que as primeiras motos a hidrogênio cheguem ao mercado a partir de 2030, como uma opção neutra em carbono para os motociclistas. Por fim, é importante lembrar que a marca já possui opções híbridas em seu line-up, como Z7 Hybrid e Ninja 7 Hybrid,
Além disso, a Kawasaki faz parte da HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology), associação de pesquisas focadas em tecnologia de hidrogênio. Também integram a iniciativa marcas como Suzuki, Toyota, Honda e Yamaha.
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