A nova Kawasaki Ninja ZX-25R é lançada oficialmente na Indonésia, após uma ansiosa espera de um ano. A Ninja ZX-25R foi mostrada ao público no Tokyo Motor Show de 2019, mas a Casa de Akashi não havia anunciado oficialmente as especificações, preços e data de lançamento.
A nova Kawasaki Ninja ZX-25R é o mais novo motor de quatro cilindros em linha da atualidade na classe 250 cilindradas, levando-se em consideração que o último motor de pequena média cilindrada de quatro cilindros equipava a Honda Hornet 250 de 2007.
Veja também:
Honda lança oficialmente nova família CB 650
Honda prepara CBR 400RR para combater Ninja ZX-25R
MOTOCICLISMO 271: veja os destaques desta edição
A categoria 250 cilindradas tem um mercado muito entusiasmado na Indonésia e por isso o lançamento oficial chega primeiramente por lá, antes mesmo do Japão. O plano da Kawasaki era lançar o novo modelo em Abril deste ano, mas por conta da pandemia do coronavírus, o prazo foi adiado. Até então, uma série de vídeos teaser foram lançados intermitentemente, mas a apenas uma semana atrás uma mensagem foi divulgada oficializando uma apresentação online em 10 de julho de 2020, às 17h (horário da Indonésia).
As Kawasaki Ninja ZX-25R e Ninja ZX-25R ABS SE foram lançadas online, com quatro esquemas de cores, sendo a total black a versão básica, e as versões preto com verde KRT, preto com branco, e azul com preto, são as versões com freios ABS do line-up.
As especificações foram finalmente anunciadas, e o novo motor de quatro cilindros em linha de 249 cm³ é capaz de entregar 50 cv de potência máxima em 15.500 rpm e o sistema RAM AIR de pressurização de ar acrescenta 1 cv de potência em altas velocidades, chegando a 51 cv de potência a 15.500 rpm.
O pacote eletrônico traz dois modos de potência, controle de tração com três modos, embreagem deslizante e assistida, câmbio com quickshift bidirecional e pinça do freio dianteiro com fixação radial, como nas melhores superbikes de alta cilindrada.
O chassi é de treliça de aço, com suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida, com uma balança bilateral assimétrica de alumínio. Os pneus dianteiros e traseiros são o “GPR300” da Dunlop, sendo o dianteiro um 120/60R17 e o traseiro 150/60R17, a mesma medida das motos de 500 cilindradas. O duplo farol dianteiro e a lanterna traseira são de LED, e o design é comum da série Ninja ZX-R. Único acessório disponível como opcional, por enquanto, é a tampa do assento traseiro para transformar a pequena notável em monoposto.
O preço local na Indonésia é de 96 milhões de rupias, aproximadamente US$ 6.700. As pré-encomendas serão aceitas nos dias 11 e 12 de julho, e as entregas começam em agosto.
Agora, esta será a única moto na classe 250 cilindradas da década de 2020, equipada com motor de quatro cilindros em linha, mas a eletrônica embarcada de auxílio ao piloto como modos de potência, controle de tração e câmbio rápido, são de surpreender.
Embora o limite de rotações não tenha sido divulgado, há rumores de que a Ninja ZX-25R chega a 17.500 rpm, e a melhor notícia é que a potência é maior do que os 45 cv a 15.000 rpm divulgados no ano passado, e parece que será possível extrair mais alguns cavalos para otimizá-la ainda mais para as competições.
Assista a apresentação da Kawasaki Ninja ZX-25R na Indonésia: