A Jawa iniciou suas atividades na cidade de Praga, na República Tcheca, em 1929. O nome é uma junção das primeiras letras do sobrenome do seu fundador, František Janeček com as primeiras letras do nome da companhia alemã Wanderer, da qual derivava como um braço para produção de motocicletas.
A marca encerrou atividades em 1996 e, vinte anos depois, a CLPL – Classic Legends Private Limited –, subsidiária da Mahindra, assinou um acordo de licenciamento para trazer ao mundo novas motos sob a marca Jawa.
E a fabricante vem dando o que falar na Índia, onde acaba de atualizar a nova 350, modelo de visual clássico que tem como principais concorrentes no mercado local a Classic 350, da Royal Enfield, além da H’Ness, da Honda. Veja mais detalhes sobre a novidade da Jawa nas próximas linhas deste artigo.
Oferecida em três opções de cores – Mystique Orange, Maroon e Black – a Jawa 350 tem como ponto alto as linhas clássicas, com farol redondo, para-lamas longos, acabamento cromado no tanque de combustível e escape duplo. Para empurrá-la, a missão fica a cargo de um motor monocilíndrico de 334 cm³, usina de refrigeração líquida que produz 22 cv e cerca de 3 kgf.m de torque. Ele atua em conjunto com uma transmissão de seis velocidades e embreagem assistida e deslizante.
LEIA MAIS:
BMW R 18 surge em nova customização; eis a One Eight “C”
Vespa comemora ano do dragão com nova edição especial
Nova Royal Enfield Shotgun 650 tem preço revelado na Europa
A Jawa 350 é construída em um chassi de berço duplo com garfo telescópico na suspensão dianteira e molas na traseira com cinco níveis de ajustes. Seus freios usam discos de 280 mm na frente e 240 mm atrás, com ABS de canal duplo. As rodas são raiadas, evidenciando o visual clássico, com 18 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calçadas com pneus nas medidas 100/90 e 130/80.
O preço da Jawa 350 é de 214.950 rúpias, cerca de R$ 12.700 em conversão direta. Faria sucesso no Brasil? Deixe a sua opinião em nossas redes sociais.