A Honda acaba de anunciar a chegada das versões atualizadas das CRF 250 e 450 ao mercado brasileiro. Os modelos são destinados ao uso off-road, principalmente em competições de motocross, enduro, rally ou cross country. Tanto a linha 250 quanto a 450 é formada pelas variantes R e RX.
O principal elemento de atualização para a família 2025 das CRF 250 e 450 é quadro de alumínio, agora com maior resistência à torção e rigidez lateral. As suspensões também foram revisadas, com garfo dianteiro Showa de 49 mm à frente e sistema Pro-Link na traseira, resultando em melhor desempenho mesmo nos piores tipos de terreno.
As rodas de alumínio assinadas pela DID permanecem. Nesta área o que mudou foi o cáliper de freio dianteiror de dois pistões, agora derivado das CRF usadas pela HRC nas competições. O novo freio dianteiro se destaca por sua maior eficiência em uso intenso, quando a temperatura se eleva, garantindo maior eficiência em todas as situações de uso.
Mais detalhes
As Honda CRF 2025 também tiveram mudanças no sistema de injeção, que recebeu um novo ajuste. Elas ainda receberam trazem novo virabrequim, dutos de admissão e de escape redesenhados, contribuindo para ganho de rotações com mais rapidez. A caixa de filtro de ar e seus dutos também passaram por revisões, resultando em um fluxo mais direto, reduzindo a resistência e melhorando o controle do acelerador e, por consequência, o poder de aceleração.
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O sistema de escape traz uma nova ponteira, mais robusta, que é precedida por tubos de exaustão redesenhados, dando aos gases maior velocidade, o que melhorou a potência e a aceleração em médias e altas rotações. Como novidade, as CRF 250R e CRF 250RX passam a contar com o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que já equipava as CRF 450. Ele oferece três níveis de atuação e a possibilidade de ser desligado.
Por fim, toda a linha CRF 2025 passa a contar com novas carenagens laterais, mais leves e com desenho atualizado. Nesse sentido, os grafismos também foram revisados, com destaque para a tradicional asa da Honda em destaque no para-lama dianteiro.
Qual a melhor utilização para cada uma das Honda CRF?
As CRF 250RX e CRF 450RX 2025, modelos especificamente destinados à prática de enduro, dispõem de um mapeamento exclusivo da ECU – Electronic Control Unit. Em outras palavras, ele favorece o funcionamento do sistema de injeção de combustível nas condições de uso características deste tipo de competição.
As CRF 250RX e CRF 450RX 2025 tem reservatório de combustível plástico com 8 litros de capacidade enquanto as CRF 250R e CRF 450R, concebidas para motocross, contam com reservatório de combustível de titânio, com 6,3 litros de capacidade.
Outro diferencial importante das CRF 250RX e CRF 450RX é a roda traseira aro 18 polegadas, enquanto nas CRF dedicadas ao motocross o aro traseiro é de 19 polegadas. Em todas as CRF o aro dianteiro é de 21 polegadas.
Preço e disponibilidade
As Honda CRF 2025 são importadas do Japão em opção de cor única – vermelho (Grand Prix Red). A disponibilidade nos concessionários está prevista para dezembro. Por fim, abaixo temos a lista de preços públicos sugeridos, base São Paulo/SP, que não incluem despesas com frete ou seguro:
- Honda CRF 250R: R$ 71,163
- Honda CRF 250RX: R$ 73,998
- Honda CRF 450R: R$ 74,878
- Honda CRF 450RX: R$ 77,126
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