A Honda realizou uma conferência para divulgar os seus planos para o futuro de sua divisão de motocicletas, que deve atingir a neutralidade de carbono até o ano de 2040. E para atingir este objetivo, a marca vai entrar com força no nicho de motos elétricas e disponibilizará motos com motor flex em mais países.
No que diz respeito à eletrificação, os planos da Honda são bem ousados. A fabricante japonesa afirmou que pretende lançar pelo menos 10 motocicletas elétricas até 2025, visando comercializar 1 milhão de unidades no ano seguinte e 3,5 milhões até 2030, o que lhe renderia cerca de 15% do total de vendas neste segmento.
Motos elétricas da Honda
Em um primeiro momento, a gama elétrica da Honda será composta por modelos utilitários e de pequeno porte focados no uso urbano, além de produtos para o público infantil. Inicialmente, cinco desses modelos não devem superar os 50 km/h, e devem ser oferecidos primeiramente na Ásia e na Europa.
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Além deles, mais dois modelos com estilo scooter e voltados ao transporte pessoal devem chegar aos mesmos mercados entre 2024 e 2025.
A expansão dos motores flex
A Honda também destacou a importância dos motores bicombustível na busca pela neutralidade das emissões de carbono. Desenvolvida no Brasil, a tecnologia deve estrear em 2023 na Índia, país que é um dos maiores mercados de duas rodas do mundo, enquanto outros mercados receberão motores flex até 2025.
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Elétricas da Honda no Brasil
O comunicado da Honda tem como principal foco os mercados asiático e europeu, e não fala sobre a estreia destes modelos no Brasil.
Neste sentido, é quase certo que teremos as novas motos elétricas da Honda, ainda mais se considerarmos a evolução do segmento, liderado por Voltz e Shineray.
Padronização e compartilhamento de baterias
No que diz respeito a bateria, a Honda afirma que está trabalhando em uma unidade em estado sólido para suas futuras motocicletas elétricas. Neste sentido, os japoneses também destacaram a importância do trabalho conjunto com outras marcas neste segmento.
Parte fundamental dos planos da Honda estão ligadas às baterias para as motos elétricas. Dentre as iniciativas, a marca se comprometeu a aprimorar as plataformas de compartilhamento de baterias e desenvolver um padrão destas baterias para veículos elétricos.
Vale destacar que a Honda é uma das idealizadoras da Gachaco, companhia criada pela marca da asa em conjunto com Eneos, Yamaha, Kawasaki e Suzuki para atuar com estações de baterias intercambiáveis. Além disso, a marca também integra dois consórcios que miram a padronização de baterias, um para a Ásia e outro para a Europa.