Por conta das novas e mais rígidas regras antipoluição, a Honda anunciou a descontinuidade da icônica CB400 no Japão.
As primeiras versões estrearam no início dos anos 1990 e logo conquistaram uma legião de fãs. E em quase 30 anos de história elas passaram por poucas atualizações, sendo a primeira delas em 1999, quando o modelo ganhou sistema de distribuição VTEC, pneus maiores e alguns retoques visuais.
Já em 2006 nasceu a versão semi-carenada, batizada de Honda CB400 Super Bol D’Or, que está entre nós até os dias de hoje e tem como diferencial a carenagem dianteira. Para 2008 a marca trouxe a última grande inovação para o modelo, que foi a adoção da injeção eletrônica de combustível.
E para marcar o encerramento de um ciclo de 30 anos de um dos modelos mais queridos pelos entusiastas das motocicletas, a marca da Asa apresentou duas edições especiais de despedida para ela, batizadas de CB400 Super Four e Super Bol d’Or Final Edition 2022, que ficam em linha até o final do ano na terra Natal da Honda.
LEIA MAIS:
“Irma” da MT-03? Motron Nomad 125 começa a ser vendida na França
KTM deve ter até cinco novos modelos 490 em 2023
Soriano Giaguaro V1 Gara: elétrica com autonomia de 320 km
As duas versões da Honda CB400 são movidas por um motor de quatro cilindros em linha de 399 cm³ com refrigeração líquida e duplo comando de válvulas, propulsor que entrega 55 cv de potência a 11.000 rpm e 3,97 kgf.m de torque em 9.500 giros e que está ligado a uma transmissão de 6 velocidades.
As suspensões são de concepção simples, com garfo telescópico na dianteira e braço osciliante de alumínio na traseira. As rodas da família CB 400 são de 17 polegadas, enquanto os freios possuem discos duplos com pinças de quatro pistões na frente e pistão simples e disco único atrás, ambos com ABS.
Ambas ainda possuem recursos como painel analógico com mostradores redondos para velocímetro e conta-giros, além de um pequeno painel LCD ao centro dom informações úteis, como indicador de marcha, temperatura e nível de combustível. Faróis e lanternas em LED também são de série.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
As versões Final Edition de CB400 Super Four e CB400 Super Bol D’Or estão disponíveis nas cores Candy Chromosphere Red, Darkness Black Metallic e Atmosphere Blue Metallic – esquema clássico da Honda Racing Corporation. Os preços da Super Four no Japão partem de 884.400 ienes, cerca de R$ 33.200 em conversão direta, enquanto a pedida pela Super Bol D’Or começa em 1.040.600 ienes, ou R$ 39.063 se convertermos para nossa moeda. Uma despedida em grande estilo.