Motor elétrico Mahle
Notícias

Grupo alemão prepara motor elétrico revolucionário

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/08/2022
  • Por: Redação

Inegavelmente, um dos piores inimigos do motor elétrico é o calor. Mas existe um motor capaz de acabar com esse problema. É o que promete o Grupo Mahle, fornecedor alemão que acaba de desenvolver um novo tipo de motor elétrico que, segundo a empresa, quase não perde desempenho quando submetido ao uso prolongado.

A saber, os motores elétricos estão aos poucos substituindo os de termomecânica, pois possuem performance semelhante ou superior, com o benefício de poluir menos. No entanto, esses elementos costumam ter uma desvantagem importante quando comparados aos térmicos.

Ou seja, seu desempenho cai consideravelmente quando utilizado por longas horas, principalmente devido ao desgaste interno. No entanto, esse fator pode estar com os dias contados, pois a Mahle acaba de criar um motor elétrico que não perde as suas propriedades. Conhecido como SCT (Torque Contínuo Superior), ele pode funcionar em altos níveis de potência por um período de tempo ilimitado graças ao seu método de refrigeração.

Motor elétrico SCT

Conforme citamos anteriormente, o SCT (Torque Contínuo Superior) tem como principal característica seu sistema de refrigeração que pode trabalhar na potência máxima por um longo período. Dessa forma, além de atingir uma potência constante de 90%, sua construção é leve e compacta, podendo ser usado no dia a dia e aplicado em todos os tipos de veículos, desde máquinas pesadas, assim como vans, carros e motos.

Assim sendo, a própria Mahle acredita que este motor inovador será um salto tecnológico em relação ao que já conhecemos atualmente. Entretanto, sem dúvida, essa lacuna existe no seu sistema de refrigeração. Em resumo, isso funciona por meio de um tipo de óleo integrado e que não só cuida do próprio resfriamento, como ao mesmo tempo permite o aproveitamento do calor residual que resulta do sistema geral do veículo, garantindo desempenho constante.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Carga e potência

Nesse sentido, os motores elétricos são conhecidos por declarar uma potência nominal e máxima. Este segundo fator geralmente é menor quando se trabalha com cargas elevadas, pois o item sobreaquece, forçando necessariamente a redução da potência.

Portanto, se você o mantiver sempre em uma temperatura ideal, o motor poderá trabalhar com máxima performance pelo tempo necessário, apesar do esforço que ele fizer. De fato, a Mahle afirma que o seu motor será capaz de manter uma faixa de potência que não diminuirá da casa dos 90%.

O grupo alemão ainda não divulgou números oficiais de desempenho ou torque. Para conhecê-los, teremos que aguardar pela sua apresentação oficial que ocorrerá em setembro.

Será que, realmente, essa revolução elétrica vai acontecer? Se der certo, pode ser um divisor de águas na eletrificação das motos. É esperar para ver! E você, o que acha de mais esse passo em relação às motocicletas elétricas? Escreva pra gente nos comentários!

  • Motor elétrico Mahle
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado

Comentários

[Fancy_Facebook_Comments_Pro language="pt_BR"]