Países asiáticos como Tailândia e Indonésia são os primeiros sortudos a ter em seus mercados os scooters híbridos que a Yamaha está desenvolvendo para reduzir a pegada de carbono no meio ambiente. Nos últimos dias, a marca japonesa apresentou a nova Yamaha Fazzio.
Isso ocorre nesses locais porque, especialmente lá, os scooters são os meios de condução que as pessoas utilizam bastante devido à alta densidade do tráfego, então a estratégia da casa dos 3 diapasões se deu para aproveitar este grande mercado.
Esta não é a primeira incursão do fabricante em modelos híbridos, já que há alguns meses ele apresentava atualizações desse estilo para o Fascino 125 e Ray ZR, dois modelos comercializados na Argentina.
Yamaha Fazzio em detalhes
O Yamaha Fazzio é baseado em uma nova tecnologia patenteada pela Yamaha, chamada Blue Core Hybrid, que consiste na utilização de um motor elétrico térmico adicional localizado na parte inferior do chassi, próximo à roda traseira, alimentado por uma pequena bateria que é recarregada por meio de frenagem e desaceleração.
Quanto ao motor térmico, a tecnologia Blue Core Hybrid que o aciona possui um motor monocilíndrico de 124,8 cm³ associado a uma caixa de câmbio com variador contínuo CVT e sistema de acionamento por correia. A potência declarada pela Yamaha para este monocilíndrico é de 8,3 cv.
Sob o banco, o Fazzio tem um espaço de armazenamento de 17,8 litros que pode acomodar um capacete e outros itens. Também permite conectar o celular via Bluetooth e com o aplicativo Y-Connect para visualizar as informações do telefone na tela LCD do scooter, que também funciona como um painel para modificar suas configurações, conhecer o status da motocicleta e verificar os seus dados.
Mas as vantagens da tecnologia híbrida, que é muito boa para reduzir a poluição e o consumo de combustível, também incluem um preço mais baixo, já que este Yamaha Fazzio será vendido por 1.300 euros, cerca de R$ 7.900 em conversão direta. Por enquanto, o scooter estará à venda somente na Indonésia. É esperar para ver qual vai ser a atuação da Yamaha em relação à distribuição deste híbrido.