De fato, quem é fã da Ducati sabe que suas motos, geralmente custam um pouco mais caro do que as outras marcas. No entanto, a fabricante italiana está trazendo ao Brasil duas unidades do modelo vindo diretamente das pistas de corrida: a Ducati Panigale V4 SP.
Lançada em 2021, o modelo traz as iniciais “SP” (Sport Production) na sua carenagem, o que a caracteriza como uma motocicleta superesportiva de fato.
“Cada vez mais o cliente brasileiro demonstra interesse pelos modelos exclusivos, de edição numerada e até mesmo limitada. A Panigale SP inegavelmente é uma máquina de alta tecnologia, produzida numa escala menor na qual cada uma sai com numeração de fábrica. Ou seja, o cliente da Ducati Panigale SP pode ter a certeza de que a sua moto é realmente única no mundo”, comenta Daniel Paixão, CEO da Ducati do Brasil.
A filosofia da Ducati Panigale V4 SP
Antes de mais nada, a Panigale V4 SP difere da Panigale V4 MY21 no esquema de cores, na mesa usinada com o número de série da moto gravado, assim como nos equipamentos projetados para melhorar a sua performance nas pistas. Do mesmo modo, houve uma redução de peso em 1 kg em comparação com a Panigale V4 S, chegando a 173 kg de peso seco.
Não obstante, a tonalidade chamada de “Winter Test” que caracteriza a motocicleta é inspirada nas máquinas da Ducati Corse usadas nos testes de pré-temporada dos campeonatos de MotoGP, bem como no SBK.
Assim sendo, o preto mate das carenagens combinado com essas mesmas cores do carbono nos aros e aletas, contrasta com os destaques em vermelho e o brilho do alumínio escovado exposto no tanque.
Acima de tudo, a Ducati Panigale V4 SP é uma moto com frenagem potente e com boas condições ao entrar em inclinações. Portanto, um piloto amador na “SP” tende a ser mais rápido do que se estivesse pilotando a versão “R”.
Parte eletrônica
Com toda a certeza, a Panigale V4 SP está equipada com um pacote eletrônico de última geração, baseado na utilização da plataforma inercial de 6 eixos da Bosch, que inclui controles para todas as fases da pilotagem.
Dessa forma, o equipamento eletrônico inclui ainda os seguintes itens:
- Bosch EVO Cornering ABS
- Ducati Traction Control EVO 3 (DTC EVO 3)
- Sistema Ducati Slide Control (DSC)
- Ducati Wheelie Control EVO (DWC EVO)
- Item Ducati Power Launch (DPL)
- Ducati Quick Shift up / down EVO 2 (DQS EVO 2)
- Engine Brake Control EVO (EBC EVO)
- Ducati Electronic Suspension EVO (DES EVO)
As duas unidades trazidas ao Brasil têm valor que gira em torno de R$ 550 mil. E aí, teria coragem de desembolsar essa bagatela para adquirir uma moto de corrida? E mais, o que você achou desta máquina? Deixe seu comentário aqui pra gente!