MV Agusta Superveloce 1000 Série Oro 2023
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EICMA 2022: MV Agusta Superveloce 1000 Série Oro é revelada

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  • Publicado: 12/11/2022
  • Por: Redação

Durante sua passagem pelo EICMA 2022, além da versão definitiva da adventure Lucky Explorer 9.5, do protótipo da roadster retrô baseado na 750S, de 1973, outro destaque da MV Agusta é a Superveloce 1000 Serie Oro.

Produzida em série limitada, montada à mão e numerada, além de ser acompanhada por um certificado de autenticidade e um kit de corrida, a Superveloce 1000 Serie Oro se junta à Superveloce 800, de fato, a primeira das propostas neo-retrô da MV Agusta.

Baseada na plataforma da naked Brutale 1000 RR, antes de mais nada a moto utiliza o seu quadro, braço unilateral e o motor de quatro cilindros em linha. Dessa forma, a máquina  é inspirada nas linhas MV Agusta utilizadas no Campeonato Mundial. Em particular o modelo MV 500, que em 1972, trouxe as primeiras asas com função aerodinâmica para a sua estreia.

O design neo-retrô da MV Agusta Superveloce 1000 Série Oro

Acima de tudo, a aparência geral segue os mesmos apelos da carenagem já conhecida da marca na frente e atrás. Luzes de LED redondas, assim como uma tela levemente fumê e um tanque de combustível coberto com uma alça de couro também estão inseridos.

Com o aumento de desempenho induzido pelo novo motor, o fabricante transalpino também reformulou a aerodinâmica, colocando aletas na frente da carenagem. Além disso, todos os elementos dessa carenagem são feitos de fibras de carbono, com exceção do tanque, que foi construído em resina termoplástica.

Motor com 208 CV

No coração da Superveloce 1000 vai o 4 cilindros em linha de 998 cm³ oferece 208 cv de potência a 13.000 rpm e 11,7 kgf.m de torque. Essa nave, que pode até chegar a 212 cv com o kit de corrida, dispõe de uma infinidade de assistências para ser domada com modos de condução, bem como ABS Cornering, controle de tração, quick-shifter bidirecional.

Mas se o motor é semelhante ao da Brutale RR de mesma cilindrada, a ciclística muda com um garfo invertido Öhlins Nix semiativo e um monoamortecedor eletrônico Öhlins TTX montado no braço oscilante de alumínio.

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A altura do pivô deste último também é ajustável em 4 mm. Do mesmo modo, um amortecedor de direção Ölhins, também eletrônico, completa a suspensão. A frenagem fica por conta de pinças Brembo Stylema que mordem discos de 320 mm à frente. Assim sendo, os aros de alumínio forjado com raios foram projetados especificamente para este modelo.

Como em toda a Série Oro, a Superveloce 1000 vem com um kit ‘racing’ e será produzida em número limitado, conforme citamos anteriormente. A data de disponibilização da motocicleta e o seu preço ainda não foram revelados pela MV Agusta.

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  • MV Agusta Superveloce 1000 Série Oro 2023
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