Editorial: Freios CBS e ABS
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Editorial: Freios CBS e ABS

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  • Publicado: 05/01/2015
  • Por: jmesquita

<p>O assunto que tomou conta das manchetes em dezembro foi a resolução 509 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que determina a obrigatoriedade de um sistema auxiliar de frenagem (CBS ou ABS, dependendo da cilindrada) nas motocicletas. A exigência começa a vigorar em 10% das motos em 2016 e cresce gradativamente até chegar a 100% das motocicletas em 2019. Acostumado a discutir aqui propostas bizarras, como placa no capacete, limitador de velocidade e outras aberrações do tipo, desta vez, é louvável ver que houve uma ação realmente prática. Contudo, a resolução poderia ter sido mais completa e contundente. </p>

<p>Acredito que, como diz o texto da resolução, por se tratar da “necessidade de aperfeiçoar e atualizar os requisitos de segurança”, poderiam ter aproveitado para abolir de vez o sistema de freio a tambor, pelo menos na roda dianteira. O problema não é seu desempenho, visto que um tambor novo ou bem cuidado apresenta um funcionamento satisfatório, mas o fato é que, se ele for negligenciado (como é comum acontecer), perde radicalmente sua eficiência. Isso não acontece com um sistema a disco, que, além de ser muito mais eficiente e seguro, apresenta um funcionamento muito mais regular, atuando como novo praticamente até o fim da vida útil das pastilhas. </p>

<p>Outra coisa, a cilindrada limítrofe entre a exigência do CBS e do ABS deveria ser 200 cm³, não 300 cm³. Dessa forma, modelos que comercialmente se encaixam na categoria “250/300” teriam que trazer ABS, o que não acontecerá se seguirmos a nova resolução a rigor. Vale lembrar que, tecnicamente, todos os modelos atuais “300” possuem cilindrada menor do que isso: 296 cm³ (Kawasaki Ninja), 291,6 cm³ (Honda CB/XRE), 263 cm³ (Dafra Citycom), etc. Nas grandes, pouca coisa muda nestes primeiros anos até porque quase a totalidade delas já oferece o sistema e algumas marcas já nem oferecem motos sem ABS. Falta agora outra lei obrigando as motoescolas a ensinar corretamente a como usar os freios de uma moto. Forte abraço e até o mês que vêm!</p>

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<p>Boa leitura!</p>

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