A Ducati apresenta a nova linha Scrambler 1100 Pro, programada para chegar ao mercado europeu em março de 2020. Na verdade esta é mais uma atualização do modelo do que uma máquina totalmente revisada, então a Scrambler 1100 Pro e a 1100 Sport Pro vêm com um novo esquema de cores em dois tons chamado Ocean Drive.
O chassi da nova Scrambler 1100 Pro agora vem em preto, assim como a armação traseira e as tampas laterais de alumínio. Os tubos de escape duplos são elevados ao mais puro estilo scrambler e o para lamas traseiro é mais, curto criando uma traseira mais limpa.
Veja também:
MotoGP: Ducati apresenta modelo para temporada 2020
Projeto Motostory: os deliciosos anúncios de moto dos anos 1940
Placas Mercosul passam a ser obrigatórias a partir desta sexta
A Ducati Scrambler 1100 Sport Pro é diferenciado do Scrambler 1100 Pro pelo uso das suspensões Öhlins na dianteira e na traseira, enquanto o Pro usa um garfo Marzocchi e um monoshock Kayaba. A Sport Pro também usa um guidão mais curto e mais baixo, com espelhos retrovisores do tipo café racer. Ambas vem agora com um assento revestido com um novo material para maior conforto e a Scrambler 1100 Sport Pro recebe um distintivo no tanque que permite que todos saibam que você está pilotando uma 1100.
Motor L-twin desmodrômico segue a tradição italiana
O motor da nova linha Scrambler 1100 Pro é o famoso L-twin refrigerado a ar com 1.079 cc, que entrega 86 cavalos de potência a 7.500 rpm e 8,9 kgf.m de torque a 4.750 rpm. O pacote eletrônico para ajudar na pilotagem inclui o DTC Ducati Traction Control, desenvolvido especificamente para o Scrambler 1100 Pro e Sport Pro, além de ABS para curvas e os modos de pilotagem Active, City e Journey.
O tanque de combustível comporta 15 litros, a altura do assento é de 810 mm e o peso é de 206 kg em ordem de marcha. O sistema de freios é da italiana Brembo com pinças Monobloc M4.32 de montagem radial que trabalham em conjunto com discos de 320 mm de diâmetro na frente. Marca registrada é o “X” de metal incorporado ao farol, inspirado na fita adesiva protetora usada nos anos 70, um detalhe que a torna identificável ao bater os olhos.
A Ducati vem apresentando ótimos resultados, terminou o ano passado em alta, vendendo 53.183 motocicletas em todo o mundo. A Ducati Panigale levou os números de vendas a superar os números de 2018 e a família Scrambler não ficou muito atrás.
Atendendo ao público
As motocicletas Scrambler foram projetadas a pedido dos irmãos berlinenses, importadores americanos de motocicletas Ducati nos anos de 1960. Eles pediram uma motocicleta que fosse adequada ao paladar americano, pois eles procuravam por algo que fosse prático e elegante ao mesmo tempo. O primeiro lote entrou em produção em 1962 e foi lançado em 1968 com as versões de 250 e 350 cilindradas, seguido pela versão de 450 cilindradas em 1969. Essas motos eram o ponto de encontro perfeito entre o estilo americano com o poder elegante do design europeu.
De alto desempenho, com um design italiano cativante, as novas Ducati Scrambler 1100 Pro e 1100 Sport Pro são a escolha ideal para quem deseja andar de moto com um motor de torque generoso nas baixas rotações, criada e idealizada para quem gosta de andar de moto também fora da cidade, por isso esses novos modelos são mais uma definição da motocicleta que identifica a filosofia Scrambler dos velhos tempos.