Notícias

Confira itens que devem ser avaliados nas revisões da motocicleta

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/12/2023
  • Atualizado: 22/12/2023 às 9:52
  • Por: Redação

A frota nacional de motocicletas no Brasil totaliza 13 milhões de unidades, segundo um dos mais recentes relatórios apresentados pelo Sindipeças. E para garantir o bom desempenho de sua moto e rodar com segurança, é necessário ter muita atenção com a manutenção periódica.

Nesse sentido, a fabricante de autopeças Nakata destaca que os motociclistas não devem descuidar de vários componentes nestas manutenções. Um exemplo fica por conta do sistema de relação da moto, composto por corrente, coroa e pinhão. Essas peças são as que levam a potência do motor para a roda traseira, exercendo papel fundamental na aceleração da moto.

Revise sua motocicleta periodicamente: quem cuida tem! (Foto: Divulgação)

Os amortecedores também devem ser avaliados periodicamente, pois seu bom funcionamento é essencial para não comprometer a dirigibilidade, estabilidade e o conforto da motocicleta. A Nakata também recomenda que os cabos dos freios, embreagem e acelerador sejam verificados constantemente, pois são itens muito acionados na pilotagem e, consequentemente, bastante suscetíveis ao desgaste. 

LEIA MAIS:

Ducati: quatro lançamentos em 2024, diz Daniel Paixão, CEO no Brasil
Coluna da Ju: Corguinha: desafios grandes, vontade maior ainda!
MOTOCICLISMO 311: confira os destaques desta edição

As pastilhas de freio também merecem atenção especial, pois são responsáveis por reduzir a velocidade da moto quando os freios são acionados. Ruídos metálicos em seu acionamento podem indicar a hora da substituição. 

Fluido, pastilhas e mangueiras de freio estão entre os itens que devem ser observados nas revisões de motocicletas (Foto: Arquivo)

Embreagem, velas de ignição, pneus e bateria são outros componentes que requerem especial atenção durante a manutenção periódica. A Nakata recomenda que os motociclistas sigam os prazos indicados no manual de suas motos para efetuarem as revisões, pois cada componente possui recomendações diferentes.

Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube 
Twitter | GoogleNews

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado

Comentários

[Fancy_Facebook_Comments_Pro language="pt_BR"]