“Desculpe, eu não o vi”. Esta é uma das frases proferidas com maior frequência por condutores de carros envolvidos em acidentes com motos. Porém, essa desculpa pode ter os dias contados no futuro, já que a BMW patenteou a possibilidade de montar as luzes diurnas, piscas e até alguns LEDs que iluminam o solo nas asas, ou seja, spoilers com LEDs para melhorar a visibilidade da parte de outros condutores.
Trata-se de uma preocupação legítima com a segurança dos motociclistas. A verdade é que as motocicletas têm uma área de superfície menor que um carro e são altamente manobráveis, especialmente em comparação com os veículos de quatro rodas.
Uma das desvantagens disso é que também são mais difíceis de ver. Algo que se agravou, pois todos os carros possuem o que se convencionou chamar de DRL (Daylight Running Laps – Daytime Driving Lights).
LEIA MAIS:
Detalhes desta inovação da BMW
Os fabricantes estão cientes desse problema, que não é trivial (usar capacete e equipamentos em cores vivas ajuda) e agora, a BMW quis ir um pouco além ao patentear diferentes tipos de spoilers equipados com faróis.
Hoje em dia, um bom número de motos esportivas de grande cilindrada possuem asas para melhorar a aerodinâmica e aumentar a aderência do pneu dianteiro em alta velocidade.
Nesse sentido, a ideia da BMW é melhorar a aerodinâmica e a segurança, tornando a máquina mais visível.
E tem mais
Talvez o projeto mais óbvio dos engenheiros alemães tenha sido montar os indicadores de direção nas asas, habitualmente situadas na carenagem ou nos retrovisores. Uma das vantagens é que, sendo um pouco mais baixo, o centro de gravidade seria reduzido. Outra opção é usar os spoilers para montar as luzes diurnas.
A tecnologia LED torna possível fazer isso com quase nenhum ganho de peso, o que melhoraria a visibilidade frontal da moto, principalmente em condições de pouca visão, tornando-se um benefício em termos de segurança.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
A BMW também patenteou o uso dos spoilers com LEDs que iluminam o solo. O objetivo neste caso é ajudar na manobra quando parado no escuro para evitar o perigo de um desses modelos (que não são exatamente baratos) acabar no chão por não termos visto uma mancha de óleo ou outro produto escorregadio.
Uma BMW S 1000 RR ou M 1000 RR pode ser vista nos desenhos da patente, embora essas ideias também podem ser usadas em qualquer modelo que contém spoilers. Se isso aumenta a segurança, então será muito bem-vindo.