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Zontes T310 inaugura segmento premium de baixa cilindrada

7 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/06/2023
  • Atualizado: 19/06/2023 às 10:05
  • Por: Alexandre Nogueira

A Zontes T310 é a nova moto de pequena média cilindrada do segmento aventureiro que acaba de aportar no Brasil.

A Zontes T310 é uma nova desafiante na categoria que chega com um pacote de equipamentos completamente atualizado e bastante competitivo, e ela simplesmente não tem um concorrente com tanta tecnologia embarcada entre as motos de aventura da mesma faixa de cilindrada.

Presente em países como Estados Unidos, Canadá, Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia, a Zontes vem conquistando o seu espaço nas Américas, e agora em 2023 chega ao Brasil representada pela JTZ Motors, com o objetivo de proporcionar motocicletas premium de média cilindrada no mercado nacional, sempre buscando a inovação dos produtos e prezando pela tecnologia de ponta, empregando materiais de alta qualidade e durabilidade.

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As motocicletas Zontes serão comercializadas através das concessionárias autorizadas Suzuki, Suzuki Haojue, Kymco e Hisun Motors do Brasil, marcas representadas pela JTZ Motors, que agora integra a Zontes para oferecer produtos premium.

É fato que os grandes fabricantes que são familiares e já consagrados no segmento, como BMW, Royal Enfield e Kawasaki, oferecem motos de aventura de 300 a 400 cm³ concebidas com muita atenção, porque o emblema da marca têm uma história e um significado especial para cada motociclista. Mas a Zontes ainda é desconhecida e está em busca de sua história para conquistar novos pilotos que possam se identificar com a marca.

No Brasil, a Zontes apresenta uma linha de três motos, a naked R310, a custom esportiva V310 e a aventureira T310, todas equipadas com o mesmo motor monocilíndrico de 312 cm³. Desse trio, a T310 é a mais vendida, o que não surpreende, dado o crescente interesse por motos de aventura menores, que oferecem um pouco do estilo e da presença de uma legítima Bigtrail, com preço, peso, dimensões e custos de manutenção bem menos intimidantes.

Preço

A Zontes T310 chega custando R$ 31.490, o que a torna uma das motos mais baratas da categoria, com a Royal Enfield Himalayan 410 de fabricação indiana custando R$ 24.290, enquanto a BMW G310 GS (também fabricada na Índia) tem um preço de R$ 38.500 e a Kawasaki Versys 300X R$ 35.310. Então, a Zontes T310 começa com uma vantagem de preço honesta levando em consideração o recheado pacote de equipamentos, mas isso é suficiente para justificar a compra de uma?

Potência e torque

O motor de 312 cm³ com duplo comando para as 4 válvulas, injeção de combustível, alta taxa de compressão de 12.5:1 e eixo balanceiro para atenuar as vibrações garante uma potência máxima de respeitáveis 35,3 cv a 8.600 rpm com 3,06 kgf.m de torque a 7.500 rpm. O motor de um cilindro tem muita disposição em baixas a médias rotações, e tem funcionamento bem suave graças ao eixo balanceiro, além de ser bem gerenciável e fácil de usar na cidade, rápido e esperto o suficiente para um conjunto de 191 kg. Ao sair espetando as marchas até a faixa de corte em pouco mais de 10.000 rpm, as vibrações começam a surgir através do guidão, do assento e das pedaleiras.

Para você ter uma ideia da cavalaria das concorrentes, a G310GS tem um motor monocilíndrico de 313 cm³ com 34 cv de potência a 9.250 rpm com torque de 2,9 kgf.m a 7.250 rpm para carregar seu conjunto de 175 kg em ordem de marcha, a Versys X300 tem um motor de dois cilindros paralelos de 296 cm³ com 40 cv a 11.500 rpm e 2,6 kgf.m a 10.000 rpm para levar seus 175 kg, e a Himalayan, com os mesmos 191 kg de peso da T310,  um monocilíndrico de 411 cm³ que rende 24,5 cv a 6.500 rpm e 3,4 kgf.m a 4.250 rpm.

Os modos de condução Eco e Sport são facilmente selecionáveis no painel TFT através do interruptor no punho direito, com o modo Sport visivelmente mais animado e com uma dose extra de adrenalina a partir de 7.000 rpm até a faixa de corte em pouco mais de 10.000 rpm. Selecionando o modo Eco, o sistema muda automaticamente para o modo Sport se a rotação do motor for superior a 7.000 rpm, o que pode ser útil em uma ultrapassagem quando se está em sexta e última marcha.

No teste de estrada a Zontes T310 cravou 150 km/h de velocidade final e o consumo médio entre cidade e estrada ficou na casa dos 33 km/l.

Chassi e suspensões da Zontes T310

A Zontes T310 parece uma máquina grande, mas ao montar ela se mostra leve e nada intimidante, e esse é um dos atrativos dessa Bigtrail em menor escala. A T310 vem equipada com suspensões convencionais bem atuais, mas sem regulagens mirabolantes. O garfo dianteiro é invertido e não conta com nenhuma regulagem, e na traseira, o monoamortecedor central tem regulagem na pré-carga da mola. Apesar do bom curso das suspensões, encontrei sua regulagem um pouco rígida, principalmente no asfalto esburacado, o que faz com que o movimento da suspensão seja um pouco transferido para os braços e o corpo o que na cidade se tornou um pouco incômodo.

Outra característica que me chamou atenção na T310 é a sua agilidade, não é preciso esforço algum para você colocar os 191 kg em ordem de marcha na direção que quiser, porém ao inclinar a motocicleta sua reação não se mostrou muito precisa, comprometendo a sensação de segurança na pilotagem provavelmente por conta dos pneus. Neste quesito achei o conjunto da V310 mais equilibrado e eficiente, as suspensões me pareceram absorver melhor as pancadas vindas do asfalto e o nível de vibração também me pareceu menor.

Para os serviços de frenagem a Zontes T310 conta com disco simples na dianteira e na traseira, ambos monitorados pelo sistema antitravamento ABS Bosch 9.1M que garante segurança nas situações inesperadas no asfalto ou nos pisos escorregadios. O sistema pode ser desligado para a tocada fora de estrada.

Equipamentos

No quesito equipamentos a Zontes T310 se destaca com a miscelânea de auxílios de conveniência, como a chave por aproximação tipo pulseira Smart Mi Band 3 que pode ser usada no pulso do piloto como um relógio permitindo uma experiência única, a tampa do tanque de combustível, o destravamento do assento e a direção são eletrônicos, o painel TFT com quatro diferentes modos de visualização pré-definidos, para-brisas de acionamento elétrico, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, punhos retroiluminados, iluminação total LED e tomada USB dupla para carregar até dois dispositivos ao mesmo tempo.

Veredicto

Minhas impressões sobre a Zontes T310 são bem positivas, pois dinamicamente ela é tão capaz quanto qualquer uma de suas rivais, e melhor equipada com os auxílios de assistência ao piloto. A tocada diária é bastante prazerosa, e nas incursões fora de estrada ela se comportou muito bem. Na minha visão, sua única desvantagem real é o emblema desconhecido, mas se você não se importar com isso, ela realmente encanta pelo pacote completo e sofisticado.

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