O nome BMW R12 já foi registado nos EUA, Europa, Japão e Austrália. Falta apenas a confirmação oficial da marca alemã, mas a R12 – uma derivação da R 1200 C, mas na forma de uma R18 menor – parece que vai se tornar realidade, só não se sabe com qual motor.
Há dois anos, a BMW entrou no segmento das ‘cruiser’ com o lançamento da R18, modelo munido do motor Big Boxer de 1.802 cm³. Então ficou claro que o fabricante pretendia capitalizar este modelo para oferecer uma gama mais completa. A R18 conheceu depois uma infinidade de variantes, como a R18 Classic, R18B e R18 Transcontinental, além de projetos de customização assinados por Roland Sands, Blechman e outros grandes nomes da personalização de motos. Mas tudo indica que a marca de Munique não pretende parar por aí.
Desde o início de 2021 circularam rumores de uma cruiser germânica de menor cilindrada. Agora, não é mais um boato, mas sim uma quase certeza, pois a BMW Motorrad registou o nome R12 simultaneamente nos Estados Unidos, Japão, Alemanha e Austrália, e acaba de completar essa proteção do nome intelectual na União Europeia.
Terá a R 1200 C, lançada em 1997, uma descendente direta?
O nome da R12 também deixa poucas dúvidas: será uma cruiser baseada no motor de dois cilindros opostos da BMW com cerca de 1.200 cm³. Existem duas opções disponíveis em cima da mesa para a fábrica: usar o Boxer de 1.250 cm³ que alimenta todos os R 1250 S, ou optar pelo modelo arrefecido a ar de 1.170 cm³ da R nineT.
Esta última seria o passo mais lógico, já que o Big Boxer também refrigerado a ar poderia ser preferido pela marca, especialmente porque o motor de 1.170 cm³ é uma evolução direta do flat twin que alimentou a R 1200 C de 1997 a 2004, a última cruiser alemã antes da R18.