Após 17 anos sem lançar uma moto Custom, a BMW apresentou na noite de ontem (2 de agosto), em São Paulo, a BMW R 18. Uma moto com linhas clássicas, porém com muita tecnologia embarcada e equipada com o imponente motor boxer de dois cilindros.
Aqui em MOTOCICLISMO ONLINE nós já monitorávamos uma possível chegada da estradeira alemã ao Brasil desde 2020. Também mostramos seu cadastro no INPI, as novas versões da R 18 disponibilizadas nos mercados internacionais, como a Transcontinental, lançadas nos Estados Unidos em meados do ano passado, e falamos sobre o alto potencial de customização que essa moto oferece para seus proprietários.
Além disso, há algumas semanas a marca bávara havia oficializado o lançamento de sua custom para este segundo semestre, e finalmente chegou a nossa vez! A BMW R18 está em solo brasileiro e sua pré-venda se inicia no dia 18 de agosto, ao preço sugerido de R$139.900,00.
BMW R 18 tem inspiração nas clássicas
Inspirada no modelo R 5, a BMW R 18 traz cinco ícones da evolução de acordo com Márcio Cesena, Gerente Sênior de Vendas da BMW Motorrad Brasil, que são: o motor Boxer bicilíndrico mais potente já produzido pela marca bávara, usina com 1.800 cm³ de capacidade, que entrega potência máxima de 91 cv a 4.750 rpm e pico de torque em 16,1 kgfm a 3.000 rpm.
Também entram na lista dos ícones a transmissão mecânica de seis marchas com final em eixo cardã, o chassi, a pintura Pinpstriping e o formato do tanque em “gota”, com capacidade para 20 litros de combustível, o que, segundo a BMW, lhe dá uma autonomia para rodar 300 km.
Leia mais:
Coluna do Raul: As duas rodas na Espanha
MOTOCICLISMO 295: não perca os destaques desta edição
Honda muda cor e preço para linha 2023 do ADV
Alta tecnologia embarcada
Apesar de ser uma clássica a BMW R 18 vem com muitos itens tecnológicos, como o Controle Automático de Estabilidade, controle de tração, o Hill Start Control que facilita nas subidas, pois a moto pesa 345 quilos, controle de velocidade de cruzeiro, todas as luzes em LED e sistema de partida Start/Stop sem chave.
Outra tecnologia de série são os seus três modos de condução – Rock, Roll e Rain -, além de uma super suspensão central que fica a quase 90º graus de 120mm na dianteira e 90 mm na traseira, e o sistema de freio com disco duplo dianteiro e único na traseira, ambos com ABS.
Exclusivo no Brasil
Todas as motos vendidas na pré venda já virão com o banco de passageiro incluso e os proprietários ganharão um kit chamado de R18 Welcome Package, composto por vários itens exclusivos, como livro heritage, boné R18, cinto R18, três logos históricos, luvas brancas, chave de fenda estilo chave e parafuso para trocar os logos da moto.
É inegável que a BMW R 18 é uma moto que esbanja estilo e tem alta tecnologia embarcada, mas queremos saber do que ela é capaz. Mal podemos esperar para acelerá-la!