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BMW R18 Transcontinental e R18 B são as armas alemãs para o turismo de luxo

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/08/2021
  • Por: Alexandre Nogueira

A BMW Motorrad apresenta a nova “Grand American Tourer” R 18 Transcontinental e a “Bagger” R 18 B, modelos definidos para o segmento de turismo de luxo.

A R 18 Transcontinental vem cheia de dotes para encarar longas jornadas com garupa e bagagem e a R 18 B mais focada no prazer de pilotar mesmo em estradas mais sinuosas, e é claro que o mercado americano é o principal foco.

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As novas BMW R 18 Transcontinental e R 18 B têm o mesmo chassi de aço tubular com duplo berço, com a parte traseira incluindo peças em chapa moldada e um design tradicionalmente clássico. 

A R18 combina inúmeros elementos icónicos da história da marca Bávara, como, por exemplo, o eixo de transmissão Gimbal exposto. Apesar da transmissão por eixo cardã, a balança traseira é bilateral e monta um monoamortecedor. A suspensão dianteira é um garfo telescópico com tubos de 49 mm protegidos por tampas “old school”, com o sistema de suspensão Cantilever com pré-carga de mola e velocidade do mergulho ajustados automaticamente, que promete grande progressividade e suavidade no funcionamento para refinar o conforto. O mesmo vale para o monoamortecedor traseiro.

Uma clássica BMW não poderia deixar de ser impulsionada pelo impressionante motor de dois cilindros opostos “Big Boxer” de 1.802 cm³ apresentado na primeira R18 no final de 2019, o qual a marca alemã declara potência máxima de 91 cv a 4.750 rpm com torque máximo de 16,1 kgf.m entre 2.000 e 4.000 rpm, muito bem aproveitados pelo câmbio de seis marchas.

O sistema de frenagem consiste em disco duplo na frente e um único disco na traseira combinando as pinças fixas de quatro pistões ao BMW Motorrad Full Integral ABS. Os equipamentos de série incluem 3 modos de condução (“Rock”, “Roll” e “Rain”), controle automático de estabilidade (ASC), controle de torque do motor MSR, controle eletrônico de cruzeiro DCC (Dynamic Cruise Control) e banco com aquecimento. Há como opcionais o Controle ativo de Cruzeiro (ACC), que aproveita os sensores de radar integrados na carenagem frontal para ajustar a velocidade e o sistema de frenagem integral para desaceleração com segurança, marcha a ré assistida e controle de partida em ladeiras.

A parte de entretenimento a bordo das novas R18 conta com o sistema de áudio Marshall de série, com alto-falantes de duas vias integrados na frente da carenagem (os sistemas de áudio Marshall Gold Series Stage 1 e Stage 2 estão disponíveis como opcional) e que podem montar até 4 alto-falantes e 2 subwoofers para atingir 280 W de potência total, prometendo uma qualidade de som decididamente premium para motocicletas. As telas dos alto-falantes em preto, com os pequenos, mas inconfundíveis logotipos Marshall, dão um toque mais “hard core” para todo o pacote.

A instrumentação consiste em quatro relógios analógicos circulares e um display TFT colorido de 10,25 polegadas que garante a máxima funcionalidade e informação, combinando um alto grau de diversão e condução de segurança. A nova R 18 Transcontinental vem equipada com uma carenagem dianteira com para-brisa alto, defletor e abas laterias, e porta-malas anti-vibração de 48 litros, enquanto a R 18 B vem com um para-brisas baixo, um banco mais estreito, um acabamento preto fosco metálico no motor e fica sem o porta-malas.

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As opções de cores para ambos os modelos incluem preto, a impressionante pintura 719 Galaxy Dust Metallic que muda de cor dependendo do ângulo da luz, e a Manhattan Metallic Matt. As novas BMW R18 estarão inicialmente disponíveis como versões exclusivas R 18 Transcontinental First Edition e R 18 B First Edition, que combinam o visual da R18 com características exclusivas no acabamento preto clássico com listra branca dupla. Destaques para o banco com as costuras de alta qualidade e a inscrição “First Edition”.

Nos EUA, a R18 clássica custa US$ 17.495, a R18 B começa em $21.945 e a R18 Transcontinental começa em $24.995, algo em torno de R$ 91.880, R$ 112.850 e R$ 131.220, respectivamente. Você acha que as novas BMW R18 chegam ao Brasil em 2022 para competir com as Hondas Goldwing 1800 e Harley-Davidson Street Glide Special e Ultra Limited? Deixem seus comentários.

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