Além da R 1300 GS, a BMW Motorrad continua trabalhando para trazer novos modelos ao mercado brasileiro. E nesse sentido, a fabricante bávara está preparando a estreia de mais duas motos no Brasil: F 900 R e R12.
As informações foram obtidas pelo site Motor1 junto a Christian Geis e Carina Höfler, gerentes de produto da BMW Motorrad. Segundo os executivos, a aventureira terá sua produção iniciada no Brasil em julho, enquanto a clássica deve debutar por aqui até setembro, restando à marca definir se a moto será importada ou se a produção também ocorrerá em Manaus.
Vale lembrar que em 2022 a marca anunciou um investimento de R$ 50 milhões até 2025, além de ter prometido lançar sete novos modelos no país até 2025, todos com produção nacional. Ou seja, isso possivelmente deve ser considerado em sua decisão sobre a R12. Veja mais detalhes sobre as novidades da marca alemã nas próximas linhas.
BMW F 900 GS
A F 900 GS é uma atualização da F 850 GS, e recebeu várias mudanças em relação à sua antecessora, como visual renovado, um novo farol dianteiro em LED e uma significativa diminuição de peso – reduzido em 14 kg em relação à versão anterior. Parte desse esforço foi conquistado graças ao novo tanque de combustível de plástico, que ajudou a reduzir 4,5 kg do peso da moto.
LEIA MAIS:
Royal Enfield anuncia chegada das Twins Blacked-Out ao Brasil
Kawasaki Z650RS é atualizada para o mercado indiano; veja o que mudou
Honda NX400 é lançada no Japão; conheça a ‘irmã menor’ da NX500
Ela é movida por um motor bicilíndrico de 895 cm³ que entrega 105 cv de potência e 9,4 kgf.m de torque – 10 cv e 0,3 kgf.m a mais do que na antecessora. Este motor atua em conjunto com um câmbio de seis velocidades e transmissão secundária por corrente.
Em seu pacote, a aventureira mais acessível da BMW ainda traz dois modos de condução, controle de tração dinâmico, ABS para curvas, suspensão eletrônica, entre outros itens.
BMW R12
Trata-se de uma cruiser / roadster de visual mais clássico lançada pela BMW Motorrad no final de 2023. Segundo a marca, ela combina o tradicional motor boxer com tecnologias atuais e um conceito que permite aos seus proprietários inúmeras opções de personalização.
Nesse sentido, a BMW R12 é movida pelo renomado motor boxer bicilíndrico de 1.170 cm³ com refrigeração mista, ou seja, a ar e líquido. Este propulsor possui duplo comando de válvulas e é capaz de entregar 95 cv e 6.500 rpm. Entre as novidades, a R12 traz caixa de ar totalmente integrada sob o selim, enquanto o escape é no estilo Twin Pipe, com duas saídas em formato de cone invertido posicionadas à esquerda da moto.
O tanque segue o visual das cruisers dos anos 1970 feitas pela BMW Motorrad, com formato de gota e tem capacidade para 14 litros de combustível. Seu desenho se casa muito bem com o assento – este posicionado a apenas 754 mm do solo – e com o para-lamas dianteiro rebaixado. O peso declarado em ordem de marcha é de apenas 227 kg, ou seja, ela é relativamente leve para uma cruiser.
Completam o pacote da BMW R12 itens como freios à disco, dois modos de pilotagem, ABS pro, controle de tração, tomada USB, painel com conectividade Bluetooth e iluminação full-LED.