Há alguns dias noticiamos que a Bajaj está de olho em combustíveis mais sustentáveis para suas motos. E após apresentar modelos flex durante um evento realizado na Índia, começam a surgir informações na imprensa internacional de que a fabricante está trabalhando em motocicletas movidas a gás natural – o popular GNV – combustível muito usado no Brasil.
O CEO da Bajaj, Rajiv Bajaj, declarou recentemente em entrevista à emissora CNBC-TV18 que o primeiro modelo alimentado por GNV será lançado no próximo trimestre. Segundo o executivo, as motos à GNV devem usar motores entre 110 cm³ e 160 cm³. “Essa faixa de cilindrada nos dá a oportunidade de construir um portfólio, em vez de apenas uma motocicleta”, declarou.
A Bajaj destaca que motos movidas a GNV são menos poluentes do que modelos a gasolina, sendo capazes de liberar 50% menos dióxido de carbono, 75% menos de monóxido de carbono e cerca de 90% menos hidrocarbonetos não-metánicos.
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O modelo já foi visto em testes na Índia, e segundo a imprensa local, pode se chamar Freedom, Trekker ou Glider – três nomes que foram recentemente patenteados pela marca. Ela tem um estilo bem minimalista, característico das motos populares, com lâmpadas halógenas, garfo convencional e suspensão monoamortecida na traseira, além de rodas de liga leve de 17 polegadas.
O modelo capturado em testes está camuflado, mas acredita-se que o tanque de GNV ficará abaixo do assento, bem próximo ao motor. A nova motocicleta terá como principais mercados as cidades indianas com grande dependência do gás natural, e deve ter um preço bem acessível.
Enquanto isso no Brasil, a Bajaj – que é a mais nova associada da Abraciclo – atua com três motos: Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400, todas movidas a gasolina. Sua fábrica em Manaus (AM) – a primeira fora da Índia – deve ser inaugurada em meados de maio, tendo capacidade produtiva para 20 mil motos por ano, contribuindo para acelerar os planos de abertura de novas concessionárias e diversificação de line-up no país.