Notícias

App ajuda motociclista a estacionar em São Paulo

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/06/2019
  • Por: Willian Teixeira

Desenvolvido pelo especialista em marketing mobile Ciro Ralfe, o aplicativo Motop mapeia mais de 16 mil vagas de bolsões de estacionamento que estão espalhados pela cidade, ajudando motociclistas a estacionar em vias de zona azul sem levar multa.

Disponível para dispositivos com sistemas operacionais Android e iOS, o aplicativo Moptop funciona de maneira simples: basta o motociclista colocar seu destino e os bolsões disponíveis mais próximos dele serão mapeados por geolocalização. O usuário pode consultar no app uma lista com todos os bolsões que estão na região de sua localização atual, e também pode traçar sua rota diretamente para o bolsão escolhido, usando o aplicativo de GPS de sua preferência.

Veja também:
Dainese apresenta colete com airbags da MotoGP
Opinião: Bicicletas, patinetes e a mobilidade com segurança
A importância da moto na mobilidade urbana

Ralfe, que é fundador e CEO da Motop, destaca que a solução foi pensada para a mobilidade urbana desse público específico, já que a cada ano aumenta o número de usuários de motocicletas. Atualmente, as motos já representam 20% da frota de todo o Estado, conforme dados divulgados pelo Detran de São Paulo.

“O Motop deixa o trânsito mais inteligente, porque o motociclista não precisa ficar rodando, gastando tempo e combustível, para encontrar um local para estacionar”, diz Ciro. Os bolsões de estacionamento podem ser avaliados pelos usuários, que colocam comentários a respeito deles e seu nível de satisfação, ajudando outras pessoas a selecionarem os melhores locais para pararem suas motocicletas.

Além de deixar mais cômoda a busca por vagas de estacionamento, o Motop também traz ferramentas que visam facilitar a procura por serviços para as motocicletas, como borracharias, moto peças e oficinas. Donos desses tipos de estabelecimentos podem cadastrá-los no aplicativo e oferecer cupons com ofertas e promoções para os usuários, o que vai ajudá-los a atrair clientes, enquanto os usuários do app terão mais opções para solucionar eventuais problemas na hora em que eles realmente precisam, e pagando ainda mais barato por isso.

Ralfe destaca que apesar de o aplicativo operar apenas em São Paulo, há um plano para expansão da atuação do Motop. “Ainda neste semestre vamos expandir para a Grande São Paulo, enquanto no próximo o nosso plano é começar a atuar em todo o estado e nas principais capitais brasileiras em que existam bolsões de estacionamento para motos, como Rio de Janeiro, Fortaleza, entre outras”.

O desenvolvedor afirma que cerca de mil motociclistas já utilizam o Motop, e são todos usuários orgânicos, que encontraram referências na internet e o instalaram. Para Ciro, em um ano, o app terá 150 mil usuários mensais. “A frota em São Paulo é de 1,5 milhão de motocicletas. Esse número que nós estimamos ainda é baixo, se levarmos isso em conta.”, completa Ralfe.

Mais informações sobre o aplicativo em https://www.motop.app/.

Fotos: Thays Bittar/Divulgação

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado