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Airbag para scooters pode chegar já em 2020

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  • Publicado: 11/10/2017
  • Por: Redação

Já conhecido entre os motoristas e item de segurança obrigatório nos carros em diversos países do mundo, o airbag pode virar padrão nos scooters já nos próximos três anos. Atualmente as únicas motos do mundo que contam com a tecnologia são a touring Gold Wing e sua irmã bagger, a F6B, ambas da Honda.

E é a mesma marca japonesa que está tentando trazer a tecnologia para o mundo dos scooters.  No Honda Meeting, encontro anual da marca que aconteceu no meio deste ano, os engenheiros da marca apresentaram um PCX com airbag de funcionamento muito similar ao da Gold Wing e adaptado para proteger o motociclista de “voar” por cima do escudo frontal.

O sistema tem um módulo próximo ao guidão, composto pelo próprio airbag e o inflador, que com uma série de sensores de aceleração e impacto instalados na suspensão dianteira determina, através de cálculos na central eletrônica, se está ocorrendo uma colisão frontal, para em caso positivo de uma batida, disparar o sistema. A capacidade de resposta é altíssima. Entre detectar o impacto e inflar a bolsa do airbag são necessários apenas 0,006 segundos. Segundo apurado pela imprensa internacional, o modelo já está em testes e pode estar nas ruas equipado com o airbag já em 2020.

Yamaha também tentou

Em 2006, mesmo ano que a Gold  Wing chegou ao mercado  com o airbag, a Yamaha mostrou um protótipo do scooter Maxam 250 – nunca vendido no Brasil – com a tecnologia de bolsa inflável chamada ASV-3. Entretanto, o sistema era, no mínimo, controverso, com a bolsa abrindo no meio das pernas do usuário deixando dúvidas sobre sua eficiência ou se sequer era seguro para o piloto.

Mas, caso a Honda acerte a mão, é só questão de (pouco) tempo para a marca dos diapasões e outras seguirem o mesmo caminho e implementar a tecnologia em seus scooters também.

Crash test com o PCX equipado com airbag
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