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A Bosch faz mais que você na sua motocicleta?

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/10/2024
  • Por: Trinity Ronzella

As novas tecnologias estão a todo vapor, contudo, até onde isso vai chegar?

Quem diria que tudo começou em 1886, quando Robert Bosch fundou a “Oficina de Mecânica de Precisão e Engenharia Elétrica” em Stuttgart, e hoje, a Bosch faz mais que você na sua motocicleta.

No Brasil contudo, a Bosch completou sete décadas, e a “Tecnologia para a Vida” da empresa já conquistou o país com confiança e excelência.

A Bosch faz mais que você na sua motocicleta?

O radar que controla sua velocidade e mantem a distância do veículo a frente, chegou para nós em 2021 na Multistrada V4S, pois já é passado!

Com uma KTM Super Adventure AMT, que troca as marchas automáticamente, contudo, equipada com ACC (Adaptive Cruise Control) de última geração da Bosch.

Ele simplesmente, caso uma colisão seja eminente, vai parar totalmente a motocicleta. Seu trabalho será, apenas não deixar que ela tombe.

Ao pressionar o botão no punho (ou acelerar)  pronto, pois a motocicleta volta a se mover quando o carro assim o fizer.  Calma… tem mais…

A Bosch faz mais que você na sua motocicleta?Foto: Divulgação

O ARAS (Advanced Rider Assistance Systems)

O  Sistema Avançado de  Assistência ao Piloto, ARAS, faz milagres com um sensor dianteiro e outros traseiro.

Trabalhando em conjunto com o ABS Bosch, a ECU,  IMU e painel da moto, eles literalmente operam milagres. Os novos sensores são 30% mais compactos, mais leves e consomem menos energia.

KTM AMT equipada com o sistema ACC S&G – Foto: Divulgação

Uma nova sequência de chirp e modulação para medições mais precisas de distância, velocidade e ângulo ao mesmo tempo, consegue distinguir vários veículos.

Chirp: sinal onde a frequência aumenta ou diminui e, em alguns casos é usado de forma intercâmbiável com o sinal de varredura, pois é usado também, em sonar, radar e laser.

Em suma, a Bosch aumentou o conforto e a segurança do radar em seis novas funções, contudo, elas estarão ativas ou, se quiser, podem ser ativadas pelo condutor. Outras ficam para entrar em funcionamento no caso de emergência.

Sensores são 30% mais compactos, mais leves e consomem menos energia. Foto: Divulgação

Números preocupantes exigem atenção

No mundo são 1,2 milhão de mortes no trânsito por ano, pois 21% (252.000) são com motocicletas. Contudo a Bosch afirma que um sexto desses acidentes podem ser evitados com sistemas baseados em radar, em suma, 42.000 vidas.

A preocupação da Bosch é real, mas ela precisa fazer mais que você na sua motocicleta? Abaixo as novidades.

Rear Distance Warning (RDW) – Aviso de distância traseira

O radar traseiro faz uma varredura atrás da motocicleta e, caso um veículo esteja muito perto, o motociclista é avisado.

Cada fabricante decidirá como exibirá o aviso no painel, contudo, a decisão do que fazer, ainda será do piloto, “por enquanto”!

No protótipo da Kawasaki H2 SX exibiu um ícone de aviso no canto superior esquerdo do painel informando que alguém estava muito perto – Foto: Divulgação

Rear Collision Warning (RCW) – Aviso de Colisão Traseira

Também voltado para trás, o RCW é uma alerta de segurança caso um veículo aproxime por trás com chances de colisão.

As luzes traseiras ou setas irão piscar, em suma, para chamar a atenção do motorista que se aproxima, mas não abra mão de sua religiosidade nesse caso.

Se o veículo se aproximar, as luzes da motocicleta vão piscar. – Foto: Divulgação

Riding Distance Assist (RDA)  – Assistente de distância

É um radar frontal com dois modos, Sport e Comfort. Pois eles trabalham desacelerando a moto para evitar uma colisão com o veículo a frente e manter uma distância segura.

Caso acelere para ultrapassar, o sistema avisa com luz vermelha no painel que o sistema foi anulado, pois se manter a aceleração o sistema é reativado automaticamente.

O radar não permite que a moto aproxime demais do veículo. – Foto: Divulgação

Group Ride Assist (GRA) – Assistente de Passeio em Grupo

O GRA é uma evolução do ACC (Adaptive Cruise Control), contudo, voltado para os passeios em grupo. Sim, acredite, pensaram nisso…

Ou seja, o sistema radar é capaz de rastrear várias motocicletas e reconhecer a formação escalonada do comboio. O GRA baseia a velocidade e distância dos pilotos que se movem a frente.

Fico imaginando: Todas as motos usando o mesmo sistema, basta o líder manter a velocidade que, o restante pode ficar tirando selfies, filmando, falando ao celular com mais segurança, pois o radar cuida da distância.

A Bosch pensou até na segurança dos passeios em grupo. Foto: Divulgação

Adaptive Cruise Control Stop & Go (ACC S&G) Controle de cruzeiro adaptativo Stop & Go

Mais um “plus” no ACC da Bosch, pois esse sistema além de controlar a velocidade e distância do veículo à frente, ele não desativa a menos de 30km/h, como acontece com o sistema atual, em suma, ele continua ativo até a moto parar.

Para voltar a se locomover, o piloto precisa demonstrar essa intenção, seja acionando um botão ou girando o acelerador.

Emergency Brake Assist (EBA) – Assistência à Frenagem de Emergência

Usando o radar dianteiro, o sistema detectará uma situação de emergência e colocará pressão no freio, caso o motociclista não aplique a pressão necessária para a situação.

Isso é uma situação real pois, as pessoas compram as motos mas não tem coragem de usar o freio com eficiência. Vejo isso acontecer em todos os cursos de pilotagem que ministro.

O EBA está sempre ativo em segundo plano como segurança, contudo, é necessário que o condutor inicie a frenagem, pois não acionará o freio de forma autônoma.

O sistema aumenta a presão no freio mas, o condutor precisa iniciar a frenagem. Foto: Divulgação

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Minha opinião sobre a Bosch fazer mais que você na sua motocicleta.

Toda tecnologia é bem vinda, principalmente se visa melhorar a segurança e salvar vidas. Contudo, vejo cada vez mais pessoas despreparadas pilotando motocicletas que “fazem tudo” mas, na hora que precisa realmente tomar uma atitude, não conseguem, pois não sabem e não tem coragem.

Aí vem a pergunta: A Bosch realmente faz mais que você na sua motocicleta? Além disso, será que não precisamos nos preparar melhor antes de sair por aí pilotando motos?

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