A Honda anunciou nesta segunda (13) o lançamento da linha 2024 das quatro em linha CB 650R e CBR 650R para o mercado brasileiro. Tanto a naked retrô chegam com as atualizações aos concessionários a partir de dezembro.
A CB 650R tem como principal novidade a estreia da pintura laranja perolizado, que junta-se aos tons vermelho perolizado e cinza fosco já ofertados para o modelo. A CBR 650R, por sua vez, estreia a pintura branca perolizada, que fará companhia ao clássico vermelho que já estava na paleta da esportiva.
No mais, ambas preservam o já conhecido pacote técnico. O motor segue o quatro cilindros em linha de 649 cm³ com refrigeração líquida, DOHC, capaz de entregar 88,4 cv a 11.500 rpm e 6,13 kgf.m de torque a 8.000 rpm. O motor atua em conjunto com um câmbio convencional de seis marchas com embreagem assistida, deslizante e controle de tração HSTC.
A parte ciclística também não recebeu modificações, ou seja, manteve o chassi tubular de aço tipo Diamond com suspensão Showa SFF (Separated Function Fork) invertida à frente, enquanto na traseira a balança de suspensão é vinculada ao conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições.
Os freios continuam com ABS de dois canais, além de discos flutuantes e cálipers de quatro pistões de fixação radial na dianteira, enquanto a traseira usa cáliper de pinça simples. As rodas de liga-leve são calçadas com pneus 120/70-ZR17 à frente e 180/55-ZR17 atrás.
LEIA MAIS:
Ducati Hypermotard 698 Mono RVE: a moto mais bonita do EICMA 2023
Kawasaki Z7 Hybrid: poder e economia na mesma moto
Honda lança CB1000 Hornet no EICMA com motor de 4 cilindros e 150 cv
Em ambas a mais recente tecnologia está presente: a iluminação é full-LED e o painel digital, tipo blackout, oferece excelente visibilidade e variedade de informações, com destaque para a shift-light configurável, que alerta para o momento adequado para troca de marcha.
Outro dispositivo importante das CB e CBR 650R é o ESS – Emergency Stop Signal, que ativa de modo automático as setas traseiras em caso de frenagem brusca.
Vale destacar que no exterior os modelos foram os primeiros a receber a nova embreagem eletrônica da Honda, batizada de E-Clutch – novidade apresentada no EICMA e que você confere mais detalhes clicando aqui. O sistema ainda não está disponível no Brasil, mas acreditamos que o sistema será ofertado por aqui em um futuro próximo – seguiremos acompanhando.
As CB 650R e CBR 650R atualizadas chegam aos concessionários Honda a partir de dezembro. Veja os preços a seguir – base SP e sem despesas com frete e seguro:
- Honda CB 650R: R$ 52.590
- Honda CBR 650R: R$ 55.360
Ambas contam com garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além do serviço Honda Assistance, que garante assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.