
Honda CG: a lenda que transformou o motociclismo no Brasil
A Honda CG é mais do que uma motocicleta: é um ícone brasileiro que marcou gerações desde seu lançamento em 1976. Inspirada na japonesa Honda CB 125S, a CG nasceu para enfrentar as estradas e o clima do Brasil, conquistando o público com sua robustez, economia e baixo custo de manutenção. Ao longo de suas dez gerações, a CG evoluiu sem perder sua essência, tornando-se a moto mais produzida do Brasil e uma das preferidas dos motociclistas brasileiros.
A história da Honda CG: 10 gerações de inovação
O começo de uma lenda
Lançada em 1976, a Honda CG 125 chegou com a missão de ser a moto confiável para o dia a dia. Seu design atrativo, o motor monocilíndrico confiável e o apoio de Pelé como garoto-propaganda ajudaram a consolidar a popularidade da moto em todo o Brasil.
As inovações que marcaram cada geração
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1ª geração (1976): estreia com modelo a gasolina e, logo depois, a versão CG a álcool, uma revolução no mercado.
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2ª geração: câmbio de cinco marchas e versões para uso profissional.
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3ª geração: reforços no chassi, mais potência e melhorias no desempenho.
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Gerações seguintes: introdução do motor OHC 150 cc e da injeção eletrônica, garantindo mais eficiência, economia e tecnologia.
CG: uma moto que acompanhou o Brasil
A Honda CG foi além da técnica: lançou edições especiais como a CG “5 milhões” e modelos temáticos para celebrar a Copa do Mundo. Cada lançamento refletiu momentos importantes da cultura e da história brasileira, reforçando sua presença como um verdadeiro ícone cultural.
Honda CG 160 2025: a 10ª geração de uma lenda
A atual Honda CG 160, versão 2025, representa o ápice dessa evolução. Com motor de 162,7 cc, design moderno e melhorias técnicas, ela mantém a tradição da CG como a motocicleta mais vendida no Brasil e uma das preferidas para uso urbano e profissional.
Ficha técnica
Motor:
- Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar
- Cilindrada: 162,7 cc
- Potência Máxima: 10,6 kW (14,4 CV) a 8.000 rpm (Gasolina) / 10,8 kW (14,7 CV) a 8.000 rpm (Etanol)
- Torque Máximo: 13,8 N·m (1,41 kgf·m) a 6.750 rpm (Gasolina) / 14,0 N·m (1,43 kgf·m) a 6.750 rpm (Etanol)
- Transmissão: 5 velocidades
- Sistema de Partida: Elétrico
- Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
- Combustível: Gasolina e/ou Etanol
Sistema Elétrico:
- Ignição: Eletrônica
- Bateria: 12V – 4 Ah
- Farol: LED
Capacidades:
- Tanque de Combustível: 14 litros
- Óleo do Motor: 1,2 litro (1,0 litro para troca)
Dimensões:
- Comprimento x Largura x Altura: 2.030 x 747 x 1.094 mm
- Distância entre Eixos: 1.311 mm
- Distância Mínima do Solo: 190 mm
- Altura do Assento: 796 mm
- Peso Seco: 120 kg
Chassi:
- Tipo: Diamond Frame
- Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 135 mm
- Suspensão Traseira/Curso: Dois amortecedores / 106 mm
- Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
- Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
- Pneu Dianteiro: 80/100 -18M/C 47P
- Pneu Traseiro: 100/80 -18M/C 59P