O lançamento da nova BMW R 1300 GS no mercado brasileiro está muito próximo. O modelo já está em pré-venda no país, e suas entregas começam no segundo trimestre.
Por isso, listamos aqui algumas das principais mudanças que a moto recebeu, para depois publicar as primeiras impressões de pilotagem que vamos ter no lançamento da nova GS aqui no Brasil, assim como as versões que virão para cá.
Motorização aprimorada
- A BMW R 1300 GS é equipada com um novo motor boxer de 1.300 cm³ e arrefecimento líquido.
- Potência máxima declarada de 145 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 14,5 kgf.m a 6.500 rpm.
- Tecnologia BMW ShiftCam para sincronização variável de válvulas.
LEIA MAIS:
BMW Motorrad oferece taxa zero e outros incentivos em março
Triumph Tiger 1200 2024: ainda mais avançada e refinada por R$ 88.990
Produção de motos em fevereiro atinge melhores resultados em 10 anos
BMW R 1300 GS: mais leve
- A nova geração pesa 11,8 kg a menos do que o modelo anterior, a R 1250 GS.
- Motor mais leve em 3,9 kg e conjunto motriz em geral reduzido em 6,5 kg.
Transmissão aprimorada
- Caixa de câmbio de seis marchas agora está localizada sob o motor.
- Foco no baixo centro de gravidade e centralização de massas.
Chassi redesenhado
- O quadro agora tem design em “chapa de metal estampada e seção traseira sub-chassi de alumínio fundido”.
- Ele é mais rígido e oferece características de manuseio precisas.
Suspensão evoluída
- Evo Telelever na frente e Evo Paralever revisado na traseira.
- Melhor direção e tração com o novo eixo-cardã.
- Todas as versões têm aro dianteiro de 19 polegadas, com rodas de liga ou raiadas.
BMW R 1300 GS tem design atualizado
- Visual repaginado com linhas modernas e agressivas.
- Mais estreita e com melhor ergonomia em qualquer situação.
- Disponível em diferentes cores, como Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana.
Potência e torque constantes
- Faixa de rotação entre 3.600 e 7.800 rpm oferece mais de 13,3 kgfm de torque constante.
- Aceleração forte em diversas situações de pilotagem.
- Suavidade na entrega, mas com muita capacidade de aceleração.
Velocidade e desempenho
- Velocidade máxima declarada de 200 km/h.
- 0 a 100 km/h em 3,39 segundos.
Localização da caixa de câmbio
- Agora sob o motor, resultando em uma unidade mais compacta, permitindo baixar o centro de gravidade para melhor centralização das massas.
Tecnologia e eletrônica da BMW R 1300 GS
- A BMW incorporou sistemas avançados de assistência e conectividade.
- Os freios tem funcionamento combinado e assistência ABS cornering.
- As suspensões semi-ativas tem regulagem eletrônica e sistema para baixar a moto para melhorar o acesso para subir e descer.
- Iluminação total LED, com farol em novo formato DRL.
- Painel em TFT colorido de 6,5 polegadas com conectividade via Bluetooth.
Ansiosos para a estreia da R 1300 GS no Brasil? Nós da MOTOCICLISMO estamos, e em breve teremos o primeiro contato com a versão completamente reformulada da big trail da BMW Motorrad. Continue acompanhando os nossos canais e fique por dentro das novidades sobre essa incrível motocicleta.