A BMW apresentou mais uma customização para a cruiser R18, desta vez sob a base da variante Transcontinental. Concebida pelo norte-americano Paul Yaffe, a R 18 One Eight “C” combina a estética clássica de um hot rod com a essência da estradeira da marca alemã.
Antes de iniciar os trabalhos, Yaffe partiu em uma viagem de aproximadamente 10.000 quilômetros com a BMW R18, e começou substituindo a roda dianteira por uma maior, de 26″ x 5,5” cortada de um bloco de alumínio sólido. Para calçá-la, ele encomendou um novo pneu dianteiro feito à mão com 180 mm de largura. O quadro também precisou ser modificado e inclinado para acomodar a nova roda dianteira, assim como a mesa dianteira, que foi reprojetada para otimizar a manobrabilidade da R 18 One Eight “C”.
O para-lama dianteiro em aço foi produzido do zero, enquanto a carenagem original da BMW R 18 Transcontinental foi completamente modificada para corrigir a posição do farol e se adaptar a nova roda dianteira. Já para preencher o vão entre carenagem e tanque de combustível, foi criado um spoiler exclusivo que esconde o espaço vazio atrás do garfo.
LEIA MAIS:
Nova Royal Enfield Shotgun 650 tem preço revelado na Europa
BMW patenteia novo chassi monocoque para moto elétrica
Harley-Daredevil: tributo da LDK a Evel Knievel
Alforjes laterais e sistema de som foram mantidos. O escape também foi preservado, porém com os catalisadores removidos e a introdução de um silenciador de 3 saídas em estilo megafone aberto. As suspensões da R 18 One Eight “C” ganharam um exclusivo sistema a ar projetado por Yaffe, com uma estrutura sob os alforjes acomodando os componentes da suspensão pneumática.
Por fim, o design, que foi idealizado por Paul para que a BMW R 18 One Eight “C” tivesse uma sensação clássica de um hot rod, sem grafismos chamativos, sempre destacando a nova postura e a elegância da moto, preservando a simplicidade do projeto.
“Começamos a trabalhar aperfeiçoando todos os painéis da carroceria fabricados e suavizando tudo até obter um acabamento semelhante ao vidro”, comenta Paul Yaffe. Para finalizar, a máquina recebeu tinta preta brilhante, contrastando com o assento vermelho desenvolvido pela equipe de customizadores, de modo que tudo fosse feito com o mais perfeito equilíbrio.
Gostaram da nova BMW R 18 One Eight “C”? Será possível vê-la de perto na Itália durante a Motorbike Expo de Verona, na Itália, que se encerra neste domingo (21).