Uma corrente mal lubrificada pode danificar o conjunto de relação da moto e causar seu travamento, podendo gerar um acidente. Para evitar transtornos como esse, preparamos 4 dicas úteis para utilização adequada do lubrificante na corrente da motocicleta.
Confira como limpar a corrente da moto:
- Limpar cuidadosamente sujeiras e resíduos: tão essencial quanto a lubrificação da corrente, a limpeza de sujeiras e resíduos deve ser feita cuidadosamente e seguindo alguns procedimentos fundamentais. Caso contrário, a lubrificação pode não ser eficiente.
- Aplicar o lubrificante certo de forma adequada: a utilização do lubrificante adequado, uniforme e abrangente em todos os elos não pode ser escassa nem excessiva. A falta de lubrificação da corrente irá contribuir para o mal funcionamento do conjunto de transmissão, de modo a reduzir sua vida útil, assim como o uso em excesso do produto.
- Observar com frequência as condições da corrente: a periodicidade para lubrificar a corrente de uma moto varia bastante de acordo com o modo de uso. Condições de muita contaminação por sujeira, poeira, terra, areia ou dias chuvosos aceleram a necessidade de limpeza e relubrificação.
- Checar regularmente o estado do conjunto de transmissão: os componentes mais afetados com a falta de lubrificação da corrente são a coroa e o pinhão, além da própria corrente. Os três itens formam o conjunto de transmissão final, ou relação, como é popularmente conhecido.
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Mais detalhes da lubrificação da corrente
“Em correntes com retentores, o uso de solventes genéricos pode danificar o funcionamento do conjunto. Esses anéis de vedação podem sofrer avarias por conta de gasolina, diesel e querosene, por exemplo”, explica Caio Freitas, engenheiro de Aplicação da Motul Brasil.
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Freitas ressalta ainda que produtos inadequados para limpeza podem dificultar a aderência do lubrificante à corrente, complicando o processo correto.
“Para a limpeza de correntes sugerimos um desengraxante extraforte capaz de remover a lubrificação anterior e as sujeiras. O produto deve ser compatível com todos os retentores do mercado sem causar ressecamento”, indica.
“Vale utilizar, durante a aplicação do lubrificante uma escova com cerdas plásticas para auxiliar na remoção da sujeira. Além disso, é importante que a aplicação seja uniforme e feita em todos os elos da corrente. Para uma melhor aderência é preciso aguardar até o lubrificante secar e, se necessário, reaplicá-lo para garantir a proteção”, finaliza o engenheiro.
E você, costuma dar atenção à manutenção correta da sua motocicleta? Já passou algum perrengue por falta de cuidados? Deixe sua mensagem aqui pra gente!