Dafra Cruisym 300
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Dafra Cruisym 300: urbano, estradeiro e estiloso!

7 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/03/2023
  • Por: Ismael Baubeta

A Dafra foi a primeira marca a investir em um scooter de 300 cm³, com o Citycom, antes dele a Suzuki comercializava os Burgman 400 e 650, mas em volume bem escasso. O Citycom foi um sucesso que durou um bom tempo.

A Honda então trouxe o SH300 (e o de 150 cm³ também), para dar combate, mas, apesar de ter sido bem recebido, não se sustentou por muito tempo e foi retirado do line-up.

A história da cilindrada mudou de vez com a chegada do XMAX ABS, da Yamaha, que, além de um design mais moderno e muito espaço sob o banco, trouxe algumas tecnologias que o fizeram nos encantar no desempenho dinâmico e acabou roubando a cena no segmento, desbancando o Citycom e o Citycom HD, que foi lançado em 2020 pela Dafra para ser mais uma opção em seu portfólio.

Agora, a Dafra traz o Cruisym 300 que tem apelo visual moderno e oferece maior comodidade para encarar a estrada, assim como o XMAX. Sem dúvida a Dafra mirou no scooter da Yamaha para trazê-lo e tentar fazer frente ao bem-sucedido concorrente.

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Design e espaço

O desenho do Cruisym 300 é bem moderno, cheio de ângulos vivos e uma bela combinação de texturas com acabamento de pintura fosco, apliques que remetem à fibra de carbono e detalhes prateados, uma composição interessante.

O grande frontal tem bloco óptico total LED com foco redondo na parte inferior e acima dele, meio em diagonal os LED do DRL, separados por uma pequena entrada de ar. O para-brisas é gêneros em seu tamanho e pode ser ajustado em duas posições, mas a regulagem tem que ser feita através de parafusos.

Vista de frente é possível ver dois defletores nas extremidades da carenagem que emprestam ar esportivo ao scooter.

O Cruisym 300 tem bom espaço sob o banco, bem maior que o do Citycom, mas ainda parece um pouco menos generoso que o do XMAX. Embora a Dafra divulgue que cabem dois capacetes fechados, só conseguimos acomodar um aberto na parte frontal do banco e outro fechado na parte de trás. Além deles ainda sobra espaço para uma jaqueta ou mochila pequena.

Há também um pequeno porta-luvas no escudo frontal que tem duas tomadas, uma USB e outra 12V. Essa é uma das virtudes desses scooter de perfil mais abrangente, que inclui a possibilidade de curtir uma boa estrada. O tanque com 12 litros de capacidade permite boa autonomia

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Ergonomia do scooter Dafra

O Cruisym é bastante largo e você percebe isso logo que monta sobre ele, acomodado no banco o apoio dos pés no chão não é total, mas basta um pequeno deslocamento do corpo para o lado e a sensação de segurança é aumentada.

Me posiciono para sair no rolé e percebo que o banco é largo e confortável, há bastante espaço para as pernas, só achei o guidão muito próximo do corpo, o que deixa os braços bem flexionados e isso deixa a posição confortável, o incômodo é quando você tem que esterçar o guidão em alguma manobra e bate o cotovelo no joelho do garupa.

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Acelerando o Dafra Cruisym

Logo que giro o acelerador percebo que o motor monocilíndrico de 278,3 cm³, 4 válvulas e refrigeração líquida é rápido na resposta. Ele ganha velocidade facilmente, chegando a 100 km/h sem esforço.

Esse motor é derivado do que empurra o Citycom 300, te 27 cv de potência máxima, cinco a mais que seu concorrente direto, o XMAX. O motor tem nível de ruído aceitável e gera pouca vibração, assim a jornada sobre ele se torna bastante agradável.

Acelerando em estrada com mais vontade, consegui alcançar pouco mais de 140 km/h no painel, uma boa velocidade para o tamanho e proposta do scooter. Isso permite uma velocidade cruzeiro de 120 km/h com folga, caso seja necessário um pouco mais de fôlego para uma ultrapassagem.

Suas retomadas também são convincentes para os pouco mais de 200 quilos em ordem de marcha deste scooter.

Ciclística e comportamento

A ciclística do Cruisym 300 é bem acertada. Dessa forma, ele passa a sensação de leveza na pilotagem quando é preciso incliná-lo e fazer curvas. E também é bastante ágil no trânsito e “costurar” entre os carros é tarefa fácil, apesar da aparência grandalhona.

As rodas de 14 e 13 polegadas na dianteira e na traseira, respectivamente, são calçadas com pneus Maxxis PRO nas medidas 120/70 e 14/60. A saber, eles oferecem segurança para a tocada urbana e também rodoviária, caso você queira sair por aí.

As suspensões são um pouco ásperas no pavimento ruim, como o de São Paulo, dando alguns trancos de final de curso na dianteira. Contudo, elas não tem ajustes para minimizar esse efeito nos buracos.

Os dois amortecedores traseiros também acabam por e transferir algumas pancadas para as costas do piloto. O curso de 88 mm na dianteira e de 75 na traseira parecem ser pouco para o lunático asfalto da cidade de São Paulo.

Freios e preço

O sistema de freio tem ABS nas duas rodas e seu funcionamento é muito competente, com bom tato em seu acionamento e boa potência para as frenagens, sem que o ABS seja demasiadamente sentido. O Cruisym 300 é oferecido em duas cores azul metalizado e preto, ambos com acabamento fosco.

Ele mostrou que é um bom scooter e tem virtudes, mas os R$ 32.490 fazem pensar se vale a pena, diante dos R$ 30.190 pedidos pelo XMAX ABS (preços sugeridos no site das marcas que não contemplam valor de frete), afinal ele já demarcou território e também mostrou que é outra boa opção.

Portanto, se você está pensando em um deles, vale a pena ir até uma concessionária de cada marca e verificar qual você veste melhor e partir para o abraço, ou melhor, para a estrada.

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