Há alguns motivos pelos quais o segmento das motos trail faz sucesso. Talvez o principal seja que essas motos têm porte mais avantajado e posição de pilotagem mais ereta e relaxada do que as naked, por exemplo.
Outro bom motivo para comprar uma moto trail é o maior curso de suas suspensões, o que facilita o enfrentamento diário nas ruas e vias esburacadas de todo o país, além de permitir incursões por estradas de terra com boa desenvoltura.
E a Dafra NH 300 é uma das opções disponíveis no segmento. Para a temporada 2025, o modelo, que é fruto da parceria da marca brasileira com os taiwaneses da SYM, traz novas cores como única alteração. De resto, tudo mantido.
Dafra NH 300, mantém a base técnica
O motor de 278,3 cm³, quatro válvulas, refrigeração líquida e câmbio de seis marchas, gera 24 cv e 2,29 kgf.m de potência e torque respectivamente, assim sua configuração permite respostas convincentes ao giro do acelerador.
Sendo assim, o bom torque em baixa rotação permite rodar com tranquilidade na cidade sem a necessidade de excessivas trocas de marcha. Além disso, o motor tem bom fôlego para encarar a estrada também.
O design da Dafra NH 300 continua o mesmo, é atual. A iluminação é total LED e inclui piscas com essa tecnologia. O painel em LCD é bem completo e conta com conta-giros e indicador de marchas, além das informações de praxe.
Ergonomia da Dafra NH 300
Apesar da Dafra NH 300 ser uma trail, ela é relativamente baixa, não exige esforço ou alongamento excessivo do piloto para montá-la. A posição de pilotagem é ereta e o guidão alto faz parecer que o banco é mais baixo que o usual.
Assim como o piloto, o passageiro vai bem acoplado ao banco e as alças oferecem boa empunhadura, conferindo mais segurança, por outro lado, as pedaleiras são altas e podem incomodar se suas pernas forem cumpridas.
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Suspensões e freio
O chassi é do tipo Diamond e nele foram instaladas bengalas convencionais (sem ajustes) com 140 mm de curso. Atrás, o monoamortecedor tem regulagem de pré-carga da mola e o conjunto traseiro tem 120 mm de curso.
As suspensões funcionam com suavidade e absorvem bem as imperfeições do asfalto e encaram lombadas e valetas com decisão. Em alguns exageros que eu cometi, a suspensão dianteira bateu no final de curso.
O sistema de freios conta com disco nas duas rodas e é assistido por ABS. Sendo que na dianteira a pinça é de dois pistões e atrás de pistão único.
O funcionamento dos freios é bom e o ABS ajuda em pavimento de baixa aderência, apesar do bom funcionamento, nas frenagens mais fortes ele apresenta tato inicial levemente borrachudo, mas ainda assim é eficiente.
Concorrência
Em se tratando de tamanho e capacidade do motor, a NH 300 concorre diretamente com BMW G 310 GS, Honda XR 300L Tornado 300, Shara 300, Yamaha XTZ Lander 250 e Zontes T 350.
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Por outro lado, todas suas concorrentes têm preço mais elevado, partem de R$ 30.500 (preço aproximado da Lander Connected) e chegam aos mais de R$ 40.000 da BMW.
Sendo assim, a Dafra NH 300 é uma boa opção para o motociclista que gosta do estilo trail e não pode, ou não quer gastar muito mais do que os R$ 25.500 (com frete) do seu preço de etiqueta. Por outro lado, o bom desempenho geral da NH, faz valer a pena.
Mas ela também tem em seu desfavor, uma rede de concessionárias menor do que as demais marcas.
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