Desde 1978, a Honda participa e apoia os campeonatos de motociclismo no Brasil. Nessa semana (dia 26) a divisão de competição da marca (Honda Racing) apresentou seus pilotos e equipes para a temporada 2019, com equipes oficiais de motovelocidade, motocross, rally cross country, enduro FIM e enduro de regularidade.
Entre tantas novidades, destacamos duas, coincidentemente na mesma modalidade, o enduro FIM. A primeira é o piloto capixaba Bruno Crivilin, que vai competir de Honda CRF 250RX. Ele é o atual campeão brasileiro nas categorias E1 e Enduro GP. A segunda e não menos importante é a chegada da primeira mulher à equipe oficial de fábrica da Honda. A goiana Bárbara Neves vai acelerar a recém-lançada Honda CRF 250F nas provas de enduro FIM.
Veja também:
Honda confirma CB 1000R para o Brasil em 2019
Rally Dakar pode sair da América do Sul em 2020
Honda investe R$ 500 milhões na fábrica em Manaus
“É uma grande honra, para mim, integrar a equipe mais importante do motociclismo e ainda ser a primeira mulher a vestir essa camisa. Vou me dedicar ao máximo para retribuir a oportunidade com muitas vitórias. Quero representar a Honda Racing e o esporte feminino da melhor maneira possível”, declarou a jovem piloto.
A Honda anunciou a criação de uma nova equipe satélite para o Motocross, a Circuit Honda, que absorveu outros dois jovens talentos que se destacaram no HTT 2019. Reginaldo Ribeiro irá competir pela MX2 e Rafael de Araújo, o Bubinha, defenderá o time na MX2 Júnior. A equipe terá um representante na MX1, o venezuelano Humberto Martin. Na equipe oficial de motocross estão Jetro Salazar e Hector Assunção na MX1, Lucas Dunka e Leonardo Souza na MX2
Tunico Maciel, mineiro vencedor das motos no Rally dos Sertões 2018, e o gaúcho Gregório Caselani, atual campeão brasileiro da modalidade (na geral e na classe Super Production) seguem na equipe, bem como o multicampeão Jean Azevedo. Todos com a Honda CRF 450RX.
Na motovelocidade, o time não mudou. Eric Granado, campeão em 2017 e 2018 na categoria principal do SuperBike Brasil, vai para a disputa pelo tricampeonato. O desafio de Granado novamente será se dividir entre o SuperBike Brasil e o Mundial de MotoE, com motos elétricas. Com ele, o piloto Pedro Sampaio, em seu segundo ano na equipe, deseja agora lutar por vitórias na pista.
Confira como ficaram as equipes oficiais da Honda para 2019:
MOTOVELOCIDADE
Chefe de equipe: Reinaldo Campos
Pilotos:
Eric Granado / Honda CBR 1000RR Fireblade
Pedro Sampaio / Honda CBR 1000RR Fireblade
ENDURO FIM
Chefe de Equipe: Felipe Zanol
Pilotos:
Bárbara Neves / Honda CRF 250F
Bruno Crivilin / Honda CRF 250RX
Gabriel Soares / Honda CRF 450RX
Nicolás Rodriguez / Honda CRF 450RX (com kit adicional)
MOTOCROSS
Chefe de equipe: Cale Neto
Pilotos:
Jetro Salazar / Honda CRF 450R
Hector Assunção / Honda CRF 450R
Lucas Dunka / Honda CRF 250R
Leonardo Souza / Honda CRF 250R
Matheus Klysman / Honda CRF 250R
RALLY CROSS COUNTRY
Chefe de equipe: Dário Júlio
Pilotos:
Tunico Maciel / Honda CRF 450RX
Gregório Caselani / Honda CRF 450RX
Jean Azevedo / Honda CRF 450RX
Júlio “Bissinho” Zavatti / Honda CRF 250F
ENDURO DE REGULARIDADE
Chefe de equipe: Dário Júlio
Pilotos:
Tunico Maciel / Honda CRF 450RX
Dário Júlio / Honda CRF 250F
Fotos: Honda Racing/MundoPress