A primeira etapa da MotoGP acontece neste final de semana no circuito de Losail, no Catar. O francês Fabio Quartararo terá a missão de defender seu título da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, mas será desafiado por muitos concorrentes de peso neste campeonato, Francesco Bagnaia, Marc Márquez, Joan Mir, entre outros.
Antes de ver as motos em ação na primeira corrida da temporada, nós reunimos as pinturas de todas as máquinas que vão participar da MotoGP em 2022. Confira todas nas galerias abaixo:
Aprilia Racing
Em nova fase após romper com a Gresini, o time de Noale estreia como equipe de fábrica na principal categoria da motovelocidade mundial, e será representado pelos espanhois Aleix Espargaró e Maverick Viñales.
Ducati Lenovo Team
Atual bicampeã entre os construtores, a equipe oficial da fabricante de Borgo Panigale terá por mais um ano em suas Desmosedici GP o italiano Francesco Bagnaia e o australiano Jack Miller. O polivalente italiano Michele Pirro segue como piloto de testes da escuderia.
Leia Mais:
MotoGP terá novas regras para a temporada 2022
BMW M 1000 RR: conheça a safety bike da MotoGP
Sébastien Loeb é o novo embaixador da Indian
Ducati Pramac Racing
Um dos times satélite da Ducati, a Pramac será representada por mais uma temporada pelo espanhol Jorge Martin e pelo francês Johann Zarco.
Red Bull KTM Factory Racing
O time de fábrica da marca austríaca, que tenta repetir o bom desempenho registrado na temporada 2020, terá por mais um campeonato o português Miguel Oliveira e o sul-africano Brad Binder em suas RC16.
KTM Tech3
O time satélite da KTM, que terá por mais uma temporada a bela pintura laranja, terá dois estreantes em suas RC16 na temporada 2022 da MotoGP. Um deles é o atual campeão da Moto2, o australiano Remy Gardner. Ele terá como companheiro o espanhol Raul Fernandez, que é o vice-campeão da categoria de acesso para a MotoGP e que também foi seu companheiro de equipe no ano passado.
Honda Repsol Team
Em busca de dias melhores na MotoGP, a equipe oficial da Honda terá os espanhois Marc Márquez e Pol Espargaró em suas RC213V por mais uma temporada.
LCR Honda
Como de costume, o time satélite da Honda terá dois layouts diferentes para suas motos em 2022. A equipe comandada por Lucio Cecchinello também não mudou a sua dupla de pilotos, ou seja, novamente será representada pelo japonês Takaaki Nakagami e pelo espanhol Alex Márquez.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
Suzuki Ecstar
A equipe oficial da marca de Hamamatsu segue com os espanhois Alex Rins e Joan Mir, que cumprem seu último ano de contrato com a Suzuki.
Monster Energy Yamaha MotoGP
Atual campeão, o francês Fábio Quartararo segue no time de Iwata por mais uma temporada, novamente ao lado do italiano Franco Morbidelli.
WithU RNF Yamaha
Após três temporadas competindo como SRT, o time satélite da Yamaha estreia uma nova fase na categoria, ganhando novo nome, novo patrocinador principal e terá como pilotos o italiano Andrea Dovizioso e o sul-Africano Darryn Binder, que saltou direto da Moto3 para a MotoGP.
Gresini Racing
Agora como time independente sem apoio da Aprilia, a equipe italiana que é gerenciada por Nádia Padovani, viúva de Fausto Gresini, terá apoio da Ducati em 2022. Seus pilotos são os italianos Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio. O primeiro parte para sua segunda temporada na classe principal, enquanto o segundo fará sua estreia na MotoGP.
Mooney VR46
Uma das estreantes da temporada 2022 da MotoGP, a VR46 será capitaneada por ninguém menos do que Valentino Rossi, que disputou sua última temporada no Mundial em 2021. O time do Doutor, que substitui a Avintia nesta temporada, terá como pilotos os italianos Luca Marini e Marco Bezzecchi.
Veja o calendário da temporada 2022 da MotoGP
GP do Catar (Losail) – 6 de março
GP da Indonésia (Mandalika) – 20 de março
GP da Argentina (Termas de Rio Hondo) – 3 de abril
GP das Américas (Austin) – 10 de abril
GP de Portugal (Portimão) – 24 de abril
GP da Espanha (Jerez) – 1º de maio (com MotoE)
GP da França (Le Mans) – 15 de maio (com MotoE)
GP da Itália (Mugello) – 29 de maio
GP da Catalunha (Barcelona) 5 de junho
GP da Alemanha (Sachsenring) – 19 de junho
GP da Holanda (Assen) – 26 de junho (com MotoE)
GP da Finlândia (KymiRing) – 10 de julho (com MotoE)
GP da Grã-Bretanha (Silverstone) – 7 de agosto
GP da Áustria (Red Bull Ring) – 21 de agosto (com MotoE)
GP de San Marino e da Riviera de Rimini (Misano) – 4 de setembro (com MotoE)
GP de Aragón (Motorland Aragón) – 18 de setembro
GP do Japão (Motegi) – 25 de setembro
GP da Tailândia (Chang) – 2 de outubro
GP da Austrália (Phillip Island) – 16 de outubro
GP da Malásia (Sepang) – 23 de outubro
GP da Comunidade Valenciana (Ricardo Tormo) – 6 de novembro
O calendário para a temporada 2022 da MotoGP é o maior de sua história, com 21 corridas em 17 paises diferentes e dois circuitos estreantes: Mandalika, na Indonésia, e KymiRing, na Finlândia.
Outro destaque fica por conta de algumas pistas icônicas, como Phillip Island, Motegi e Termas de Rio Hondo, que ficaram de fora do campeonato nos últimos dois anos por causa da pandemia.
O Brasil, apesar de ter anunciado a intenção de sediar uma prova do Mundial a partir deste ano em um circuito que será construído em Deodoro, fica fora do certame por mais uma temporada, simplesmente pelo fato da pista sequer ter saído do papel.
Para quem vai a sua torcida nesta temporada da MotoGP? Acredita em um novo título de Quartararo? Será que este ano a Ducati sai da fila? Ou acha que Marc Márquez reencontrará seus dias de glória? Um novo título da Suzuki ou de alguma outra marca? Deixe a sua opinião sobre a temporada na aba de comentários!