A Honda CG 160 há anos é líder absoluta em vendas no Brasil, e isso não é à toa. O modelo se destaca pela robustez e confiabilidade, qualidades que evoluíram desde seu lançamento nos anos 1970. Além disso, a ampla rede de concessionárias da marca facilita a aquisição e manutenção, tornando-a a escolha de milhões de brasileiros.
É quase impossível encontrar um motociclista no Brasil que nunca tenha pilotado uma CG. Por exemplo, basta observar os pátios das moto-escolas, onde a CG domina como a principal moto de treinamento. Não é exagero estimar que 8 em cada 10 motociclistas já tiveram algum contato com o modelo, nem que ele tenha ocorrido durante o processo de habilitação.
Nas ruas dos grandes centros urbanos, a presença da CG é inegável, dada a infinidade de versões do modelo, nos mais variados anos e estados de conservação, que circulam pelas ruas do Brasil, seja a trabalho ou como meio de locomoção.
Por fim, um dado impressionante reforça esse sucesso: a Honda já produziu 30 milhões de motos no Brasil, e quase metade desse total é da linha CG.
Versões, preços e cores da Honda CG 160 2025
- Honda CG 160 Titan ABS: R$ 19.230 – Laranja, Vermelho metálico e Preto metálico
- Honda CG 160 Fan CBS: R$ 17.723 – Azul perolizado, Vermelho perolizado e Preto metálico
- Honda CG 160 Start CBS: R$ 16.194 – Prata metálico, Vermelho perolizado e Preto
- Honda CG 160 Cargo CBS: R$ 17.175 – Branco
A linha 2025 da Honda CG 160 chegou com reajustes de preço entre R$ 1.205 e R$ 1.790 em comparação à versão 2024. A Titan teve o maior aumento, passando de R$ 17.440 para R$ 19.230. Já o menor foi registrado pela Cargo, que passou de R$ 15.970 para R$ 17.175. A versão Start subiu de R$ 14.650 para R$ 16.194, enquanto a Fan foi de R$ 16.070 para R$ 17.723.
Os valores não incluem frete e podem variar conforme a concessionária e a região do país. E apesar do reajuste, todas as versões da linha CG 160 evoluiram consideravelmente em equipamentos, os quais vocês conferem nas próximas linhas deste artigo.
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Honda CG 160 2025: Evolução para manter a liderança
Para a linha 2025, a Honda CG 160 traz atualizações que prometem manter sua posição de destaque, especialmente na versão Titan, topo de linha da família. A marca define a nova geração como “a melhor CG 160 da história”.
As versões Start, Fan, Cargo e Titan chegam com um novo painel digital completo, incluindo indicador de marchas, recurso ideal para iniciantes. Além disso, todas elas agora possuem freio a disco na roda dianteira.
A Titan, por sua vez, é a primeira CG equipada com freios ABS, enquanto as demais continuam com o sistema combinado (CBS). Já na roda traseira, a Titan também ganha freio a disco, enquanto Start, Cargo e Fan mantêm o tambor.
Design renovado e iluminação em LED
O visual da linha CG 160 2025 foi modernizado com novas carenagens que conferem à moto uma aparência mais robusta, lembrando uma “mini Twister”. Esse detalhe é mais evidente nas versões Fan e Titan. Isso ocorre devido ao novo tanque, que está envolto por carenagens plásticas.
Ele perdeu um pouco de capacidade, agora comportando 14 litros de combustível, mas segundo a Honda, a novidade ajuda na manutenção da moto em caso de quedas, afinal, não será preciso trocar a peça inteira, e sim, apenas parte das carenagens.
Outro destaque é a adoção de iluminação em LED. A lanterna traseira de todos os modelos agora usa essa tecnologia, enquanto o farol LED está disponível nas versões Titan e Fan. Já as versões Start e Cargo permanecem com faróis halógenos.
Exclusiva para a versão Titan, a tomada USB-C é mais uma comodidade para quem utiliza a moto no dia a dia. Quer comprar uma CG Fan e gostaria de ter essa entrada em sua moto? É possível adquirí-la como opcional.
Já para as versões Start e Cargo o item não está disponível nem como acessório, ou seja, eis uma patinada da Honda neste projeto, visto que a versão da CG totalmente destinada ao trabalho não dispõe do item que serve para o usuário carregar seu celular ou GPS.
Desempenho do motor e adequação ao Promot5
O motor monocilíndrico de 162,7 cm³ segue sendo o coração das quatro versões da CG 160, agora atualizado para atender às novas normas de emissões do Promot5. As mudanças incluem uma nova central eletrônica, sistema de injeção revisado e escapamento com dois catalisadores.
Potência e consumo
Na gasolina o motor da CG 160 2025 entrega 14,4 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1,41 kgf.m de torque. Já no etanol o desempenho é ligeiramente superior: 14,7 cv e 1,43 kgf.m de torque. Ambos aos 6.750 rpm.
Esses números conferem eficiência suficiente para rodar na cidade com tranquilidade. Além disso, as boas respostas do acelerador viabilizam que os mais incautos motociclistas se aventurem pela estrada com suas motos.
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Todas as CG 160 são Flex?
As versões Cargo, Fan e Titan contam com a tecnologia FlexOne, permitindo o uso de gasolina ou etanol. A versão Start, no entanto, é movida exclusivamente a gasolina.
E como é pilotar a nova Honda CG 160 Titan 2025?
Para conhecer e sentir as melhorias que a Honda CG 160 recebeu para a linha 2025, nós rodamos pela Baixada Santista com a versão Titan, partindo de Santos e passando por São Vicente e Praia Grande, alternando entre trechos urbanos e rodoviários.
De cara pudemos notar que o visual agradou ao público, pois não faltaram perguntas e elogios sobre a moto. Inclusive muitas pessoas se surpreenderam ao saber que se tratava de uma Honda CG 160 Titan, afirmando terem pensado ser uma motocicleta de maior cilindrada.
Apesar de aparentar ter um porte maior, a Honda CG 160 segue esguia. Com assento posicionado a 796 mm do solo eu consegui apoiar os dois pés no solo com muita facilidade. Falando em assento, ele tem uma nova espuma e oferece muito conforto para quem está pilotando. Além disso, a moto tem um bom encaixe entre as pernas, ajudando a proporcionar uma tocada muito ágil na cidade e fora dela.
Outro ponto alto da nova CG está no conjunto de suspensões, com novas bengalas de 33 mm de diâmetro na dianteira e duplo amortecedor na traseira. Elas copiam muito bem as imperfeições do asfalto de nossas ruas e, junto com as formas esguias da moto, ajudam a contornar os corredores da cidade com muita facilidade.
As rodas são em liga leve e medem 18 polegadas nos dois eixos, e calçam os pneu sem câmara Michelin Pilot Street 2 nas medidas 80/100 e 100/80, respectivamente, que tem um rodar suave. Já o freio com ABS na roda dianteira atua de forma suave e eficiente, característica que certamente ajudará e agradará muito aos novatos no mundo das duas rodas, permitindo que ganhem mais confiança na pilotagem do dia a dia.
Conclusão
A Honda CG 160 2025 reafirma sua posição como líder de mercado ao combinar tradição, confiabilidade e evolução contínua. Com um design mais robusto, melhorias em tecnologia e segurança, como o painel digital e a introdução dos freios ABS na versão Titan, o modelo se mantém atualizado para atender às expectativas dos motociclistas brasileiros.
Além disso, a adequação às normas de emissões do Promot5, aliada ao motor flex eficiente, garante desempenho equilibrado para o uso urbano e até mesmo viagens curtas. Apesar dos reajustes de preço, a CG 160 continua oferecendo um excelente custo-benefício, sendo uma escolha sólida tanto para iniciantes quanto para quem busca economia, agilidade e conforto no dia a dia.
Por fim, com essas atualizações, a CG 160 não apenas mantém sua relevância no mercado, mas também reforça seu status como uma das motocicletas mais importantes e queridas do Brasil. Certamente vale uma visita a um concessionário Honda para ver de perto as melhorias e, se você estiver em busca de uma moto nova nessa faixa de cilindrada, terá à disposição uma opção bastante competente.
Ficha técnica – Honda CG 160 Titan 2025
- Motor: monocilíndrico, arrefecido a ar, 2 válvulas, OHC
- Cilindrada: 162,7 cm³
- Potência máxima: 14,4 cv a 8.000 rpm (gasolina)
- Torque máximo: 1,41 kgf.m a 6.750 rpm (gasolina)
- Diâmetro x curso do pistão: 57,3 mm x 63,0 mm
- Taxa de compressão: 9.5 : 1
- Câmbio: 5 marchas
- Quadro: Berço semiduplo em aço
- Cáster: N.D.
- Trail: N.D.
- Suspensão dianteira: Garfo telescópico, 135 mm de curso
- Suspensão traseira: Dois amortecedores, 106 mm de curso
- Freio dianteiro: Disco de 240 mm com pinça de 2 pistões e ABS
- Freio traseiro: Disco de 220 mm com pinça de 1 pistão
- Modelo do pneu: Michelin Pilot Street 2
- Roda dianteira: 80/100-18 47S
- Roda traseira: 100/80- 18M 59S
- Comprimento: 2030 mm
- Altura do assento: 796 mm
- Entre eixos: 1311 mm
- Distância mínima do solo: 190 mm
- Tanque: 14 litros
- Peso (seco): 120 kg
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