A escolha entre a Yamaha Fluo e a Honda Elite, duas das scooters mais populares do mercado, pode ser uma decisão difícil. Ambas oferecem design moderno, praticidade e desempenho para o dia a dia. Para te ajudar a escolher a scooter ideal, preparamos este comparativo detalhado, abordando as principais características, impressões de pilotagem, opções de cores e preços.
O Yamaha Fluo ABS é o scooter 125 mais completo do mercado brasileiro, oferecendo tecnologia, conforto e estilo. O Fluo chegou ao mercado brasileiro como uma verdadeira revolução na categoria de scooters 125 cm³.
Com design moderno, tecnologia embarcada e um conjunto completo de recursos, o Fluo rapidamente se tornou um dos favoritos dos motociclistas urbanos. Seu design arrojado e moderno transmitem esportividade.
O Honda Elite 125 foi lançado em 2018 como nova opção para o segmento de entrada, juntando-se ao PCX no line-up de scooter da Honda. Desde então, já são mais de 110 mil unidades comercializadas. Para a linha 2025 o modelo passou por sua primeira reformulação, recebendo novo visual, mudanças no chassi e um pacote com mais itens de série, sem perder a simplicidade na tocada.
Design e estilo
O Fluo possui linhas esportivas, com faróis e lanterna em LED que proporcionam maior visibilidade e um visual mais moderno. O painel digital é bem completo e oferece informações claras e precisas sobre a velocidade, hodômetros, nível de combustível, consumo e outras funções em luzes de advertência.
O Honda Elite 125 2025 chegou com um visual totalmente renovado, trazendo linhas mais modernas. A marca apostou em um design mais jovem e dinâmico, sem perder a praticidade e o conforto que caracterizam o modelo. O farol em LED traz um design mais moderno, além de maior eficiência.
O painel é totalmente digital, com dois displays distintos, um superior tipo black out com velocímetro e logo abaixo um LCD convencional com odômetros, marcador de combustível e relógio.
Motor e desempenho
O Yamaha Fluo vem equipado com o motor Blue Core de 125 cm³, um monocilíndrico 4 tempos e arrefecido a ar, conhecido pela sua eficiência e baixo consumo de combustível. O motor rende 9,5 cv de potência a 8.000 rpm e 1,0 kgf.m de torque a 5.500 rpm. A injeção eletrônica garante uma partida fácil e um funcionamento suave em todas as condições. Nos testes pela cidade de São Paulo o consumo ficou em 45 km/l de média, rodando na ponta do acelerador e respeitando os radares espalhados pela cidade.
As respostas do motor são bem vigorosas e o Fluo ganha velocidade rapidinho nas arrancadas e nas retomadas quando o acelerador é todo aberto. A transmissão automática do tipo CVT proporciona uma condução suave e com a relação perfeita para encarar ladeiras ou manter a velocidade no plano com o motor na rotação certa para a economia.
O Honda Elite 125 2025 tem novo motor monocilíndrico com a tecnologia eSP (Enhanced Smart Power), que utiliza componentes com menor índice de atrito para obter melhor desempenho e economizar combustível. São 123,9 cm³ capazes de entregar 8,2 cv de potência a 6.250 rpm e 1,06 kgf.m de torque a 5.000 rpm, ou seja, os picos são atingidos em menor rotação. Vale lembrar que este motor já está adequado ao Promot5, que entra em vigor ano que vem. O câmbio é o tradicional automático tipo CVT.
Ambos atendem perfeitamente a proposta urbana, com ótimas respostas ao menor toque do acelerador. Para rodar em meio ao trânsito o motor proporciona muita agilidade e o câmbio CVT sempre deixa o motor na rotação certa para o melhor aproveitamento do torque, bem como na melhor faixa para a melhor eficiência no quesito consumo.
Qualidade do passeio
As suspensões contam com um garfo telescópico de 90 mm na dianteira e um monoamortecedor traseiro com 88 mm de curso. As duas rodas do Fluo são de 12 polegadas, diferente dos scooters da categoria que são equipados com rodas de 10 polegadas, e calçam grandes pneus, 100/90 na frente e 110/90 atrás, enquanto os freios utilizam disco dianteiro com ABS e tambor na traseira.
O freio é bem potente e suficiente para frenagens muito seguras em quaisquer condições, principalmente pelo ABS dianteiro que aumenta a segurança na chuva e nos pisos com menor aderência.
O Honda Elite passou por mudanças bastante significativas também na ergonomia. A posição do guidão mudou, agora ele está um pouco mais distante das pernas do condutor. Isso permite uma pilotagem mais ereta, evitando as batidas nos joelhos nos condutores mais altos. O assento está 7 mm mais baixo privilegiando a ergonomia dos mais baixinhos. Já o conforto do banco está dentro do esperado para sua proposta nos deslocamentos curtos na cidade.
Mais detalhes sobre os scooters
O Yamaha Fluo utiliza um chassi do tipo underbone, caracterizado por sua estrutura tubular leve e resistente. Essa configuração confere ao scooter agilidade e manobrabilidade, tornando-o ideal para serpentear em meio ao trânsito com muita facilidade, o que agrada bastante até mesmo os pilotos iniciantes e menos experientes.
Destaque para o assoalho plano, que ficou ligeiramente maior, ganhando espaço para os pés do piloto. As pedaleiras da garupa agora são retráteis, substituindo o recuo na carenagem presente no antigo Elite, ponto positivo para o conforto da garupa.
Ciclística
A distância entre-eixos e altura em relação ao solo também aumentaram na comparação com o anterior, contribuindo na estabilidade e na transposição de obstáculos. As rodas permanecem com aro de 12 polegadas na dianteira e 10 na traseira, por isso ainda é preciso ter cuidado com buracos mais fundos, corriqueiros nas grandes cidades, mas agora calçam os pneus Pirelli Angel Scooter nas medidas 90/90-12 e 100/90-10 respectivamente, macios, de boa aderência e um desenho que promete bom desempenho em piso molhado.
As suspensões, por sua vez, deram conta do recado, copiando bem as irregularidades do asfalto proporcionando estabilidade ao scooter. A dianteira segue com o mesmo padrão do anterior, já a traseira recebeu os amortecedores em posição mais vertical, com três níveis de ajustes na pré-carga da mola.
O sistema de freios segue o padrão de disco único na dianteira e tambor na traseira e são mais que suficientes para a proposta. O freio dianteiro ganhou disco tipo wave, atrás o tambor foi mantido. O sistema é CBS combinado e está bem dimensionado para as prestações do Elite. Vale lembrar que o Fluo tem ABS na roda dianteira e isso garante maior segurança nos dias de chuva.
Os freios de ambos são bem potentes e com o menor esforço nas alavancas conferem frenagens excelentes, afinal eles são leves e não alcançam altas velocidades.
Tecnologia e sofisticação
O Yamaha Fluo ABS conta com o Sistema Start & Stop que desliga o motor automaticamente em paradas, reduzindo o consumo de combustível. Item de destaque é a chave presencial que facilita o acionamento da moto e a abertura do amplo e confortável assento para acessar o espaço com capacidade para 25 litros que comporta um capacete aberto tipo Jet.
Há também uma tomada 12V que permite carregar dispositivos eletrônicos durante o trajeto. Uma solução muito bem acertada é o bocal do tanque de combustível no lado esquerdo da carenagem frontal, facilitando o abastecimento.
O Honda Elite 125 também conta com o sistema Idling Stop, que desliga o motor em paradas breves, religando-o com um leve toque no acelerador, colaborando para a economia de combustível. Mais uma novidade bacana para o novo Elite é o lampejador do farol, item importante para aumentar a segurança.
Mudanças no Elite 125
O espaço sob o assento do Elite 125 ficou mais largo, agora tem 15,2 litros de capacidade, suficiente para um capacete aberto. A forma de acessar o compartimento também mudou: antes o destravamento era através de pressão na chave, agora é através de um botão instalado ao lado do contato.
O mesmo procedimento também é usado para abrir o tanque de combustível, que teve o bocal reposicionado, agora instalado sobre a lanterna traseira. Posição que facilita o acesso, já que não é preciso levantar o banco, mas inviabiliza a instalação de um bauleto. Nesse sentido, a Honda afirma que está trabalhando em uma solução em conjunto com a Givi, e que em breve ela chegará ao mercado.
O frontal interno ganhou um segundo gancho na parte da frente sob o banco, o que lhe dá maior capacidade para transporte de volumes. Além deles, o Elite ainda traz um porta-luvas sob o guidão para pequenos objetos, porém, sem tampas.
Cores e preços
O Yamaha Fluo ABS traz como principal novidade a cor Brown Espresso (marrom). A nova opção estreia no lugar da cor branca. Há também as versões Midnight Black (preto) e Racing Blue (azul). O preço sugerido do Fluo ABS é de R$ 15.290, e não inclui as despesas com frete, que ficam em R$ 840, conforme informado no site da Yamaha.
Para o Elite a Honda disponibiliza quatro opções de cores, as tradicionais branca e vermelha, além da bonita pintura prata e da moderna azul metálica. O modelo teve um aumento de R$ 386 sobre a geração anterior, o que é pouco se você considerar a quantidade de melhorias. Seu preço sugerido é de R$ 12.966 mais o frete de sua região.
Conclusão
O Yamaha Fluo 125 é uma excelente opção para quem busca um scooter 125 cm³ completo, com design moderno e esportivo, tecnologia embarcada e um bom desempenho. Em outras palavras, se você procura um meio de transporte prático e eficiente para o dia a dia na cidade, o Fluo ABS é uma ótima escolha.
O Honda Elite 125 também é uma excelente opção, com um visual mais sofisticado e elegante, e com uma desenvoltura muito fácil nos deslocamentos urbanos, principalmente pela leveza do conjunto.
Também vale destacar que tanto Yamaha Fluo 125 quanto Honda Elite 125 alcançam médias de consumo na casa dos 50 km/l, então junte a isso a praticidade e a facilidade na condução e você terá um meio de locomoção perfeito para a cidade. Por fim, deixe nos comentários a sua opinião sobre os scooter de entrada.
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