Depois de ser flagrada rodando pelas ruas da Indonésia, a reformulada Yamaha R3 foi novamente vista em desenhos submetidos ao escritório norte-americano de registro de patentes e publicados pelo site Motorcycle.com. Nas artes, é possível ver que a pequena esportiva vai mudar muito em relação a sua versão atual e adotar a identidade visual das superesportivas maiores da marca.
A grande semelhança é com a média YZF-R6, principalmente por conta dos faróis e da entrada de ar frontal entre eles. Outra herança da R6 na nova moto é o escape. Mais curto, o pequeno cano fica mais harmônico com o conjunto e também deve contribuir na centralização de massas.
Veja também:
Yamaha R3 vai receber novo design em 2019
Yamaha Niken 300 deve ser lançado ainda neste ano
Kawasaki lança Ninja 400 no Brasil com preço competitivo
Os desenhos das carenagens laterais são mais uma mudança visível e reforçam ainda mais o aspecto de uma moto de maior cilindrada. Ainda não há nada confirmado pela marca dos diapasões, mas é possível que a nova YZF-R3 debute já na próxima semana, durante o Intermot, o Salão de Colônia, na Alemanha.
A nova R3 ainda deve contar com painel inteiramente digital, que substitui o mostrador atual, formado por uma tela de cristal líquido que “invade” o conta-giros analógico. Já o propulsor deve permanecer o mesmo. Por enquanto, ainda não surgiram evidências nos registros que indiquem que a casa de Iwata planeja incrementar o bicilíndrico paralelo de 321 cm³ e arrefecimento líquido. Atualmente, o propulsor da pequena esportiva é capaz de gerar até 42 cv de potência máxima.
Com tantas mudanças vindo aí, esperamos que a Yamaha não demore para atualizar a R3 vendida no Brasil. Hoje, o modelo lidera as vendas em seu segmento com 833 unidades emplacadas de janeiro a agosto de 2018. Mas, com preço sugerido de R$ 23 290, seu reinado está seriamente ameaçado pela recém-chegada Kawasaki Ninja 400, que chegou às concessionárias agora em setembro, partindo de R$ 23 990.