A nova Honda CB 1000R tem causado controvérsia entre os motociclistas. Enquanto uns adoraram as linhas retrô do conceito Neo Sports Café, outros não gostaram tanto assim e tem questionado o bom gosto da marca. Mesmo assim, a fabricante japonesa está decidida a aumentar sua gama de modelos feitos com base no conceito.
De acordo com imagens teaser divulgadas nas páginas europeias da Honda, uma quarta motocicleta estilo Neo Sports Café será apresentada no Salão de Colônia, o Intermot. Por enquanto, as fotos divulgadas não dão nem pista de como será a moto, apenas confirmam a data de 03 de outubro para o lançamento.
Veja também:
Honda CB 1000R tem preço revelado na Europa
Honda revela CB 1000R em Milão
Honda CB 300R já está confirmada no Canadá
Entretanto, é possível que esse futuro lançamento já tenha sido antecipado pela Honda há, pelo menos, três anos. Estamos falando da CB4, conceito mostrado no EICMA, o Salão de Milão de 2015, que efeito com base na CB 650F e, inclusive, emprega o mesmo propulsor de quatro cilindros em linha DOHC de 649 cm³.
No ponto de vista do line-up e posicionamento de produto, faria bastante sentido que a nova moto fosse uma 650, uma vez que a honda já utiliza o conceito Neo Sports Café na CB 125R e na CB 300R. Ambas apresentadas junto com a CB 1000R no Salão de Milão do ano passado.
Outra especulação é que a marca japonesa inove e transforme em modelo de produção a CB4 Interceptor, conceito mostrado também no último EICMA, mas feito com base na CB 1000R nova, com uma bolha frontal no melhor estilo das motos de competição de antigamente. A moto ainda traz um inovador sistema com uma turbina dentro da cavidade do farol, que utiliza o ar deslocado do movimento da moto para gerar energia e alimentar a parte elétrica da motocicleta. Entenda melhor no vídeo abaixo:
Qual será o objetivo da Honda? Uma naked peso-médio de estilo retrô ou uma esportiva que reúna visual do passado com tecnologia do futuro para elevar o nível do mercado. Saberemos em uma semana.