A Triumph lançou ontem (28) em Palma de Mallorca, na Espanha, as novas Speed Twin 1200. A marca optou oferecer uma versão standard e uma RS, com diferenciais significativos.
Fomos até a Espanha, a convite da Triumph para conhecer essas duas Speed e nosso piloto de testes, Alexandre Nogueira, foi nos representar no lançamento mundial da marca.
Mudanças estéticas
As mudanças estéticas são visíveis, e realçam a linha clássica da moto. O tanque e as laterais da moto são novos, assim como as tampas do motor e o acabamento visível dos corpos de borboleta da injeção.
Além disso, o farol e seu suporte, o assento, escapes e rodas também foram remodelados para esta linha 2025 da Speed Twin, que ficou ainda mais bonita.
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Chassi
Já o chassi agora tem suspensões Marzocchi na frente as bengalas são de 43 mm de diâmetro e o amortecedor traseiro é a gás. Já na versão RS ambas são totalmente ajustáveis e o amortecedor traseiro é Öhlins. Na standard somente a pré-carga da mola do amortecedor tem ajuste.
Por outro lado, o sistema de ficou mais potente nas duas versões. São dois discos de 320 mm na dianteira e pinças radiais de 4 pistões, na versão standard as pinças e bomba são da marca JJuan. Por sua vez, a versão RS o sistema tem pinças Stylema Brembo e a bomba (também radial) tem ajuste de força.
Outro componente diferente entra as duas são os pneus. A versão standard vem equipada com os Metzeler Sportec M9RR e a RS, por sua vez, vem com os Racetec RR K3 da mesma marca e de perfil bem mais esportivo.
Assim, as novas Speed Twin 1200 ficaram muito mais dinâmicas, rápidas e mais prazerosas de pilotar, mantendo a tradicional característica visual das clássicas inglesas.
Ergonomia
Outro aspecto que também mudou nas Speed foi a ergonomia. O guidão agora está 18 mm mais alto e 13,4 mm mais próximo do piloto. Somando essas mudanças com as pedaleiras reposicionadas o conforto aumentou.
Nesse sentido, a esportividade na versão RS é maior também por conta das pedaleiras levemente mais recuadas.
Motor e eletrônica
Seguindo com as mudanças, o motor de dois cilindros paralelos e 270° na defasagem da ignição também melhorou. Ganhou 5 cv na potência máxima e tem torque abundante, são 11,2 kgf.m a baixas 4.250 rpm, por isso suas resposta são rápidas com uma bela patada ao acelerar.
Essas melhorias foram acompanhadas da eleletrônica apurada. Agora a versão standard tem dois modos de pilotagem Road e Rain, e a RS tem um terceiro modo, Sport. Em outras palavras, ele vem para apimentar as respostas do motor.
Por sua vez, a RS também recebeu o quickshifter bidirecional, o que agiliza as trocas de marcha na tocada esportiva tanto para cima como nas reduções.
Prazo de chegada e preço
Segundo um executivo da Triumph, as novas Speed Twin estarão disponíveis no Brasil no primeiro trimestre de 2025 com preços de R$ 70.000 para a versão Standard e R$ 83.000 para a RS.
A primeira em três opções de cores, branca com preto, vermelha com preto e prata. Por fim, a RS terá duas pinturas: toda preta ou a mescla entre laranja e preto.
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