Testes

Zontes 350E: um scooter competente e que vale o investimento

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/03/2025
  • Atualizado: 28/02/2025 às 11:08
  • Por: Ismael Baubeta

Os scooter são motos práticas e isso não é novidade. Some a isso um motor potente, conforto e tecnologia, esse é o Zontes 350E.

O scooter da fabricante chinesa que é representada no Brasil pela JTZ Motos chega para sacudir o segmento, que andava carente de novos modelos.

O Zontes 350E é bastante volumoso, ainda assim ele mostrou que não é grande demais para os corredores do trânsito e tem boa desenvoltura no ambiente urbano.

Design

O desenho do 350E foi bem cuidado e chama a atenção, suas linhas fluidas acompanham na dianteira as linhas do bloco óptico no qual o DRL marca as laterais do escudo frontal.

Sendo assim, as linhas laterais da carenagem do Zontes 350E seguem suaves até a traseira, onde a lanterna avança com os Led dos piscas sob o banco, valorizando o design e aumentando a visibilidade.

Nesse sentido, a iluminação total LED valoriza ainda mais o design desse scooter e no farol ainda há um LED azul que deixa o bloco óptico ainda mais invocado.

Zontes 350E é rico em componentes premium

Chave de presença, painel em TFT com conexão via Bluetooth e diferentes configurações de layout e todas as informações necessárias para a pilotagem, além disso há indicador de pressão e temperatura dos pneus.

Todos os comandos são elétricos: abertura do banco e do compartimento de combustível, trava do guidão e até o para-brisa tem duas posições comandadas eletricamente.

Juntamente a esses componentes, o Zontes 350E também tem aquecedor de manoplas com três níveis de aquecimento, equipamento que nenhum scooter por aqui oferece. Por outro lado, a eletrônica ainda contempla ABS nas duas rodas e controle de tração (que pode ser desligado).

Ciclística competente

No quesito ciclística, o Zontes 350E tem chassi tubular com bengalas convencionais sem ajustes na dianteira e atrás são dois amortecedores com regulagem de pré-carga da mola. As rodas são de aro 15 polegadas na dianteira e de 14 atrás.

A ciclística se mostrou bem equilibrada e progressiva, principalmente na estrada. Esse scooter contorna curvas de forma precisa e bem colado ao chão, transmitindo bastante confiança na tocada.

Do mesmo modo, na cidade em pavimento ruim a suspensão traseira mostrou-se um pouco rígida transferindo parte da energia de seus movimentos para as costas do piloto.

Em contrapartida, na mesma situação com garupa a suspensão traseira do Zontes 350E se mostrou mais progressiva e confortável.

Aceleração

O motor do Zontes 350E é um monocilíndrico de 349 cm³, 4 válvulas e refrigeração líquida que gera 39 cv a 7.500 rpm e 3,9 kgf.m a 6.000 rpm de potência e torque respectivamente. Contudo, o scooter, mesmo com garupa, mantém sua virtude no rápido ganho de velocidade e nas boas, sobra fôlego no motor.

Freios

Composto de disco de 268 mm e pinça radial de 4 pistões na dianteira e pinça de pistão simples atrás, o sistema de freio é potente e de bom tato. Sendo assim, o Zontes 350E permite frenagens fortes sem exigir demasiada força no acionamento dos manetes.

Conforto

O Zontes 350E é um scooter muito confortável, tem espaço de sobra para o piloto se movimentar sem enrosco com escudo frontal. Por sua vez, a garupa também vai confortavelmente e a boa empunhadura das alças laterais garantem maior segurança nos trajetos.

Em suma, seu preço de R$ 36.890 é um excelente investimento por tudo que oferece.

Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado