Testes Triumph

Triumph confirma Scrambler 400 XC por R$ 37.990 no Brasil

  • Publicado: 01/10/2025
  • Atualizado: 02/10/2025 às 7:55
  • 4 Minutos de leitura

Há alguns meses, a Triumph apresentou a nova Scrambler 400 XC, modelo da linha T-Series na base da Scrambler 400 X com uma roupagem mais off-road. E sim, ela está confirmada para o Brasil!

Em nome da MOTOCICLISMO fui até o País de Gales a convite da Triumph para ver a nova moto de perto e ter um primeiro contato com ela. E neste artigo respondo as dúvidas sobre a Scrambler 400 XC, compartilhando as primeiras impressões dela. Confiram nas próximas linhas.

O que mudou na Scrambler 400 XC? 

Visualmente, ao olhar para a moto, você percebe de bate-pronto as belas rodas raiadas com aro preto e pneus sem câmara.

Triumph Scrambler 400 XC
Triumph Scrambler 400 XC (Foto: Divulgação)

Porém, com um olhar mais atento, é possível notar o para-lama dianteiro duplo, o number plate sobre o farol e as barras de proteção do motor.

Para ver as demais mudanças, é preciso se aproximar da moto. Sendo assim, você vai ver a grade protetora do farol, a regulagem dos manetes de freio e embreagem e o protetor de cárter em alumínio. 

Ficha técnica mantida 

A Scrambler 400 XC mantém o excelente pacote técnico de sua irmã Scrambler X. Motor de 400 cm³, de refrigeração líquida, 4 válvulas, 40 cv e 3,8 kg.f.m de potência e torque máximos respectivamente. 

O pacote eletrônico também permanece, ou seja, ela traz itens como acelerador eletrônico, embreagem assistida, controle de tração e iluminação full-LED.

Triumph Scrambler 400 XC no Reino Unido
Lançamento da Triumph Scrambler 400 XC no Reino Unido (Foto: Divulgação)

Suspensões iguais 

A imponência que as rodas raiadas conferem à nova Scrambler XC tem confundido as pessoas, que nos perguntam frequentemente se houve mudanças no curso das suspensões.

As bengalas invertidas com tubos de 43 mm de diâmetro e 150 mm de curso são exatamente iguais às da Scrambler X. Do mesmo modo, o mono amortecedor traseiro mantém sua especificação e curso de 150 mm. 

Como é andar na scrambler 400 XC?

Sendo assim, partimos da base da Triumph Adventure Experience, na cidade de Ystradgynlais, no País de Gales, em direção ao parque nacional onde a marca realiza seus cursos e experiências off-road.

Seguimos por estradas asfaltadas de mão dupla e também por pequenas vias vicinais, muitas vezes estreitas a ponto de comportar apenas um veículo, em trechos com desníveis e presença de limo.

Ciclística Scrambler 400 XC
Scrambler 400 XC tem uma configuração mais pensada no off-road (Foto: Divulgação)

As respostas do motor são rápidas e prazerosas. O percurso não permitiu velocidades acima de 120 km/h, mas, como já conhecia suas virtudes, aproveitei o trajeto por esse lugar magnífico.

A moto se mostrou bastante ágil, e minha percepção é de que sua dinâmica se assemelha muito à da Scrambler 400X, apesar dos 7 quilos extras adicionados pelos novos componentes.

Para quem gosta do off-road  

Para testar toda a nova aptidão off-road da Scrambler 400 XC, a Triumph nos levou para um percurso de off-road pesado.

Triumph Scrambler 400 XC no Off-road
Ela topa qualquer terreno (Foto: Divulgação)

Com os pneus sem câmara Michelin Anakee Wild e rodas raiadas, mais resistentes e preparadas para encarar trilhas exigentes, a Scrambler 400 XC ganha ainda mais robustez para encarar o fora de estrada.

Embora as suspensões sejam as mesmas da Scrambler 400 X, o conjunto funcionou muito bem nos exercícios e trilhas mais pesadas que realizamos.

O modo off-road, que desliga o controle de tração e o ABS, ajuda bastante na pilotagem em terrenos acidentados e aumenta o nível de diversão.

É verdade que, em alguns momentos, a suspensão dianteira chegou ao fim de curso. No entanto, se a ideia for encarar um off-road mais pesado, como o que enfrentamos aqui, a troca do óleo das bengalas deve ajudar a melhorar esse ponto.

Os 186 quilos em ordem de marcha podem se tornar excessivos em jornadas mais longas e por trechos difíceis, especialmente se você não estiver em boa forma física 

Uma coisa é certa, a Scrambler 400 XC é muito divertida e agora está mais valente para encarrar o fora de estrada.

Qual é o preço da Scrambler 400 XC no Brasil?

A moto deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2026 em três cores, amarela, branca e cinza e com preço de R$ 37.990 (+ frete)

E aí você gostou da nova Scrambler 400 XC? Teria uma? 

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado